Konceptness confia na Claranet como service provider Autodesk para apostar na internacionalização

Konceptness

A Konceptness é uma empresa com 11 anos no mercado que atua na área da conceção e licenciamento urbanístico, sempre com o foco nos objetivos do cliente e no impacto que cada projeto pode ter na sociedade.

A empresa fornece diversos serviços nas áreas do imobiliário, ambiente, arquitetura, segurança contra incêndios, fiscalização, engenharia, gestão de projetos, licenciamento, BIM, formação e candidaturas a projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN), entre outros.

A Konceptness diferencia-se no mercado pela capacidade de garantir um serviço completo em todas as áreas de um projeto - licenciamento, execução e acompanhamento -, apoiando ainda os clientes a avaliar a sustentabilidade de cada obra, para que a possam projetar em futuros investimentos. Da oferta de serviços da Konceptness faz também parte a especialização de profissionais da Indústria AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção - para a qual possui um espaço dedidado à Formação.


A Claranet revelou-se um verdadeiro facilitador de todo o projeto, demonstrado através do foco nas nossas necessidades e na flexibilidade em encontrar as soluções ideais.

Susan Cabeceiras
Founder & CEO
Konceptness

O desafio

Para concretizar o seu plano de crescimento nacional e internacional, a Konceptness percebeu que teria de alterar o seu processo de trabalho quanto às comunicações entre todos os intervenientes num projeto - Arquitetos, Engenheiros, Construtores e Dono de Obra/Investidores -, tornando-o mais ágil e rápido.

Para isso deveria apostar numa ferramenta que garantisse o processo de [A-Z], contínuo, colaborativo e ascendente, com uma gestão e controlo eficazes dos custos e do tempo. As Soluções de Software e metodologias BIM surgiram como a resposta natural a essa necessidade de se posicionar de uma forma competitiva no mercado global.

Com grande parte das empresas portuguesas do setor de AEC longe do BIM e dos processos e tecnologias associados à chamada Indústria 4.0, a Konceptness tomou consciência que faltava também massa crítica ao mercado português para investir nesta tecnologia. O desafio passava também por levar o próprio setor para o BIM, incentivando a adesão por parte de outras empresas portuguesas do setor.

AAssim, paralelamente ao processo de adoção da tecnologia necessária para a implementação do BIM, a empresa desenvolveu em 2020 um projeto de formação nesta metodologia que, para além de outras empresas, contou com a parceria tecnológica da Claranet.

A Konceptness tinha a noção da importância da adoção do BIM para alavancar o negócio e posicionar-se de uma forma competitiva no mercado global.

Susan Cabeceiras
Founder & CEO
Konceptness

Key services

A solução

A Konceptness escolheu a solução Autodesk BIM 360 para concretizar este projeto baseado em BIM, contando com o know-how da Claranet para o licenciamento e acompanhamento de várias etapas de implementação e adoção.

Susan Cabeceiras, Founder & CEO - Konceptness da empresa, juntificou a escolha da Claranet pela “visão do negócio, do tempo e dos investimentos necessários para a implementação BIM numa empresa, já que o seu trabalho se centra no momento da implementação e na análise dos processos, em busca a melhor solução para agora e para o futuro.”

A escolha da Claranet teve em conta a abordagem e profissionalismo iniciais, as rápidas respostas, experiência e as ferramentas de trabalho apresentadas.

Susan Cabeceiras
Founder & CEO
Konceptness

Após a escolha do parceiro e da definição do projeto, a Konceptness deu início ao processo interno de aprendizagem BIM, definindo um “roadmap” de dois anos até à implementação desta Metodologia em todos os projetos - desde a fase de conceção ao acompanhamento em obra. O primeiro passo passou pela padronização de todos os processos e de toda a metodologia de trabalho envolvida, assim como a normalização do output esperado para cada serviço contratualizado.

Para este processo foi criada uma equipa de cinco pessoas para assegurar a implementação do ponto de vista estratégico e operacional, integrando a Direção Executiva, a Direção de Produção e profissionais de engenharia e arquitetura.

O projeto de adoção do BIM envolveu também uma fase de formação em Autodesk Revit® Architecture, Autodesk Revit® MEP e Autodesk Navisworks, organizado pela Konceptness em conjunto com parceiros tecnológicos e aberto a outras empresas portuguesas do setor, com o objetivo de acelerar a aprendizagem BIM e a consequente adoção em Portugal.

O resultado

Susan Cabeceiras, Founder & CEO da Konceptness, começa por destacar o papel da Claranet ao nível da capacidade e rapidez com que introduziu e enquadrou todos os processos na empresa, o que permitiu adaptar e formar a equipa com novas competências para responder de forma célere aos seus clientes.

Ao nível dos ganhos operacionais, esta responsável destaca a possibilidade de ter o cliente, o construtor e os projetistas em qualquer parte do mundo a acompanhar o projeto e a fazer parte do seu desenvolvimento como uma das transformações essenciais obtidas com esta solução.

O processo colaborativo e eficaz, com identificação desde o início de todos os intervenientes e uma probabilidade de erros substancialmente reduzida são outras das vantagens práticas avançadas pela Konceptness, num leque que abrange ainda a redução do custo de ciclo de vida de um projeto em 15%, bem como um impacto de menos 30% no tempo de construção.

O sucesso da solução adotada pela Konceptness acabou por ir além da criação de novas metodologias de trabalho e ferramentas para reforçar a competitividade da empresa a nível Global.

As necessidades de formação inicialmente identificadas deram origem a um processo mais amplo de especialização na solução Autodesk BIM 360, cujo sucesso ditou a sua continuidade durante 2021, já com um calendário de formações fechadas e a entrada de novos parceiros que vêm enriquecer o Plano de Formação.