Informática Médica virtualiza as suas aplicações para profissionais de saúde

Informática Médica

O grupo Informática Médica é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções e ferramentas de informação para o setor da saúde. Desde 1998 que desenvolve software, realiza consultoria de sistemas, formação de utilizadores e serviços para todos os seus produtos, com uma oferta global para médicos e profissionais de saúde.

O desafio

O grupo Informática Médica desenvolve aplicações e ferramentas de software para o setor da saúde. Necessitavam de centralizar o controlo da gestão das aplicações para disponibilizarem acesso em qualquer lado aos seus utilizadores.

A relação entre a Informática Médica e a Claranet começou em 2013, quando a empresa de software estava à procura de um novo parceiro e fornecedor de serviços cloud. Até então a Informática Médica fornecia as suas aplicações através de meios tradicionais: instalação, updates e manutenção do software nas instalações dos seus clientes, com todos os custos que esta abordagem necessita. Por isso decidiram entrar em contacto com a Claranet: pretendiam migrar as suas aplicações Gesmed e Sunapsis para uma plataforma cloud estável e segura.

O principal objetivo do projeto era claro: centralizar o controlo de todo o software (manutenção, alterações e updates) e disponibilizar acesso universal aos utilizadores. Para isto era necessário virtualizar as aplicações numa plataforma cloud que facilitasse o trabalho remoto e a acesso à aplicação como um serviço, num modelo Software as a Service.

No entanto esta abordagem técnica tinha uma serie de constrangimentos legais e logisticos. Por um lado os dados médicos armazenados nas aplicações estão sujeitos a rigorosas regras de privacidade e confidencialidade, de tal maneira que altos padrões de segurança seriam necessários para a plataforma. Por outro lado os clientes da Informática Médica, muitos dos quais são profissionais médicos que visitam diferentes clínicas e as habitações dos pacientes, necessitariam de ter acesso seguro às aplicações em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo.

Os nossos clientes são totalmente dependentes destas aplicações. Os médicos podem estar nos seus consultórios num dia, num congresso no dia seguinte, e necessitam de acesso constante. Se a aplicação não funcionar não saberão que pacientes vêm hoje, ou se o paciente tem uma alergia ou não.”

Silvio Sunyer
Director | Informática Médica

A solução

Face a todos estes requisitos, o serviço ideal para a Informática Médica era a virtualização das aplicações. A Claranet implementou uma plataforma de virtualização da aplicação e desktop, que permitiu aos clientes passar a utilizar na cloud as aplicações que já conheciam. Os pilares centrais da solução proposta foram:

  • Plataforma de virtualização alta-disponibilidade para acesso remoto às aplicações Gesmed e Sinapsis
  • Solução cloud com total conformidade com as leis nacionais e europeias de proteção de dados, ISO 27000 e outros standards de segurança relevantes
  • Serviços para a proteção do armazenamento e transmissão de dados, incluindo encriptação SSL, proteção de perímetro por sistemas de firewall, sistemas e políticas de arquivo e cópias de segurança e replicação para um datacenter secundário
  • Gestão, monitorização e suporte técnico 24x7x365

A pressão era extremamente alta: para os nossos clientes cinco minutos sem serviço seria completamente inaceitável. A Claranet percebeu a nossa situação desde o início e adaptou os seus serviços para garantir que a solução cumpria exatamente todos as nossas necessidades. Agora funcionamos sem problemas e são os outros clientes que ainda não passaram para a cloud, que nos estão a pedir para dar o salto.”

Silvio Sunyer
Director | Informática Médica

Resultados

Passar da forma tradicional de trabalhar para o modelo "as a service" permitiu à Informática Médica gerir os seus produtos e serviços mais eficientemente e oferecer um serviço mais ágil aos seus utilizadores. A solução da Claranet disponibilizou várias vantagens significativas:

  • Acesso remoto a partir de qualquer tipo de dispositivo para os utilizadores finais
  • Uma plataforma flexível e escalável que pode crescer e decrescer continuamente de acordo com os pedidos
  • Apenas paga os recursos que consome
  • Poupança nos custos relacionados com updates e alterações de software, que passaram a ser geridos centralmente
  • Conformidade com todas as leis locais e europeias de segurança e proteção de dados.

Solicitar mais informações

Esclareça as suas dúvidas connosco

Fale com um membro da nossa equipa

Por favor, ligue-nos através do número 707 50 51 52 entre as 09:00 - 18:00 de Segunda a Sexta para falar com um membro da nossa equipa comercial ou de suporte.