Credisfera usa infraestrutura como código para lançar novo produto financeiro

A Credisfera

A Credisfera é uma fintech inovadora com uma proposta de valor simples e eficaz: agilizar os processos de acesso ao crédito, servindo de ponto de encontro entre empreendedores e investidores.

Num mercado extramente competitivo, para poder oferecer taxas de juros mais baixas aos mais empreendedores é necessário diminuir a burocracia do processo de concessão de crédito. Isso passa por diminuir os custos com a estrutura das empresas de crédito e desenvolver processos mais flexíveis para a análise de crédito, tudo possível recorrendo ao uso de novas tecnologias e canais digitais para desenvolver o negócio.

Trabalhando de perto com um conjunto de parceiros nas áreas da banca e tecnologia a Credisfera desenvolveu uma plataforma digital que visa facilitar o acesso ao crédito a empreendedores e micro-empresários, actuando como parceiro de instituições do sistema financeiro.

O desafio

O desafio colocado à Claranet pela Credisfera foi implementar a nova infraestrutura online de suporte ao negócio com um budget reduzido e com um prazo curto para o lançamento do produto no mercado. Esta plataforma deveria suportar toda a relação com o utilizador final, a lógica de negócio e o backoffice dos colaboradores, e ao mesmo tempo cumprir todo o enquadramento regulamentar do sector.

A solução

Para alcançar os objectivos da Credisfera a Claranet recomendou utilizar uma arquitectura de infraestrutura como código (Infrastructure as a Code), usando mecanismos e ferramentas que já tinha usado com sucesso em outros projectos com necessidades semelhantes. A plataforma CloudFormation da Amazon Web Services foi escolhida como a mais indicada e madura para o efeito. Estes serviços permitem automatizar de forma segura a implementação de todos os recursos aplicacionais e de infraestrutura cloud.

Todo o ambiente de produção da Credisfera foi criado usando o conceito de infraestrutura como código usando 100% AWS CloudFormation com uma arquitectura minimalista.

Diagrama Credisfera

Uma vez que a Credisfera tinha múltiplas camadas de aplicação, a equipa de DevOps da Claranet criou um conjunto de templates para cada uma (web, rules, database e uma para uma aplicação de terceiros). Estes templates seguiram o conceito de reutilização fazendo com que componentes comuns de infraestrutura possuíssem um template único e parametrizado, de forma que pudessem ser reaproveitados.

Desta forma qualquer modificação da infraestrutura é documentada e a versão registada num repositório de códigos. Essa abordagem permite-nos criar um novo ambiente de homologação, a partir do zero, em menos de um dia, usando os mesmos templates e modificando os parâmetros de entrada de cada um deles.

Resultados

Através da interacção da nossa equipa de arquitectos cloud com a equipa de desenvolvimento da Credisfera conseguimos entregar uma arquitetura minimalista, 100% automatizada, e no prazo solicitado. A plataforma está pronta para evoluir em capacidade e funcionalidades, sem qualquer disrupção, à medida que o negócio da Credisfera crescer.

Esclareça as suas dúvidas connosco

Fale com um membro da nossa equipa

Por favor, ligue-nos através do número 707 50 51 52 entre as 09:00 - 18:00 de Segunda a Sexta para falar com um membro da nossa equipa comercial ou de suporte.