Workplace pós-pandémico: risco ou oportunidade?

A pandemia obrigou a uma mudança brusca e irreversível no conceito de Workplace. Mas os desafios que surgiram podem trazer vantagens inesperadas para as pessoas e as empresas.

O confinamento que levou mais de um milhão de portuguesas a trabalhar em casa no primeiro semestre de 2020 criou uma espécie de “reset tecnológico” nas empresas. Além de acelerar a transformação do conceito de Workplace, levou a uma maior uniformização das necessidades digitais das empresas, facilitando o processo de mudança.

A ideia é explicada por António Oliveira Maia, Workplace Design & Adoption Director da Claranet, num artigo de opinião publicado na edição de outubro da revista digital IT Insight, no qual deixa pistas para as organizações aproveitarem as vantagens que esta transformação do Workplace pode trazer.

Há um bom par de anos que o conceito de Workplace tem vindo a mudar de forma significativa. Ideias como o Bring Your Own Device, a mobilidade dos colaboradores numa lógica de Anywhere & Anytime e a Cloud como centro da gestão e partilha da informação já eram tidos em conta em muitos setups antes deste confinamento à escala global.

O que mudou, segundo António Maia, foi a urgência com que as empresas passaram necessitar dessa mudança e a natureza das tecnologias solicitadas aos providers:

  • Mais largura de banda
  • Storage
  • Acessos
  • Devices
  • Segurança reforçada nos perímetros interno e externo das infraestruturas das organizações
  • Adoção de sistemas
  • Soluções de agilidade

O representante da Claranet fala assim de um novo Workplace “pós-pandémico” a caminho, que vai muito além da mudança de local de trabalho ou da aposta na mobilidade. A lógica passa agora por associar um conjunto de tecnologias, métodos de trabalho e dispositivos físicos a uma abordagem centrada nas pessoas, de modo a criar modelos de organização e de trabalho mais ágeis, que permitam uma rápida adaptação do negócio.

Em vez de alterações à pressa ou adaptações de circunstância, o novo conceito Workplace permitirá preparar melhor as organizações para cenários adversos, em modo preventivo, assegurando a continuidade da sua atividade de uma forma mais natural.

Artigo completo na edição #27 da IT Insight (outubro de 2020)