Valorizar o bem-estar dos colaboradores

O bem-estar dos colaboradores deverá ser sempre uma prioridade das empresas no que diz respeito à saúde e segurança, mas também em relação ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, às relações sociais entre colegas e à criação de um sentimento de pertença à organização.

Segundo um estudo realizado pela Mercer, a valorização do bem-estar dos colaboradores é uma tendência de Recursos Humanos para 2020, e cada vez mais deverá ser considerada como prioridade das empresas de topo, e fazer parte - como acontece na Claranet - da cultura organizacional, em alinhamento com a respetiva produtividade das equipas.

Esta prioridade ganha ainda maior relevância com a adoção do trabalho remoto. É necessário identificar novas necessidades num novo ambiente de trabalho virtual, para ajudar colaboradores e famílias a encontrarem o bem-estar em todas as suas vertentes.

O bem-estar na organização

Promover o bem-estar dos colaboradores passa por ouvir as suas preocupações e necessidades sobre o que mais valorizam na organização e na sua experiência de trabalho, permitindo aos Recursos Humanos encontrar novas soluções e melhorar processos de forma contínua.

Podemos dividir o bem-estar do colaborador numa organização em três áreas:

Bem-estar físico

A saúde está sempre em primeiro lugar!

Disponibilizar um seguro de saúde é fundamental para promover um maior ou mais rápido acesso a cuidados de saúde, e consequentemente o seu bem-estar.

Outras medidas de promoção do bem-estar físico incluem o incentivo à alimentação saudável, com a oferta de fruta fresca no escritório, e à prática de exercício físico, através de parcerias e eventos desportivos que envolvam os colaboradores e, em simultâneo, promovam o convívio informal entre colegas. Em trabalho remoto, o incentivo pode passar por um convite ao aproveitamento do tempo livre para a prática de atividades saudáveis.

Bem-estar social

Trabalhar em casa traz outro desafio ao bem-estar dos colaboradores, na criação e manutenção de relações sociais. A distância física impede os contactos pessoais e os momentos de lazer no local de trabalho, tornando as ferramentas digitais de colaboração e as plataformas de comunicação internas essenciais para os colaboradores trabalharem em conjunto e estarem sempre informados sobre o que acontece na empresa.

O colaborador deve sentir, em todos os momentos, que tem as ferramentas necessárias para manter o contacto com os colegas, tanto para questões profissionais como pessoais, no seio da sua equipa e da organização.

Bem-estar emocional

É cada vez mais importante estar atento ao bem-estar emocional dos colaboradores, para que se sintam acompanhados em tudo o que precisam e comuniquem com os Recursos Humanos ou com os Managers, em caso de excesso de trabalho, problemas pessoais ou situações de instabilidade emocional. Devemos atuar sobre o estado emocional do colaborador e, em particular, estar mais atentos em situações de trabalho remoto, dado que a distância física pode dificultar um pouco mais esta avaliação.

Faz parte da estratégia da Claranet implementar um programa de aconselhamento e apoio à saúde dos colaboradores para abordar de forma mais eficaz todos os temas relacionados com a saúde emocional.

A preocupação com o bem-estar emocional ajuda os colaboradores a sentir que existe um propósito na sua função e que fazem parte do sucesso da organização, contribuindo para uma maior felicidade e, consequentemente, para uma relação profissional mais duradoura com a empresa.

Investir nos colaboradores

Cada colaborador é único e tem o seu papel no sucesso da Claranet. Valorizar o seu bem-estar é reforçar a sua ligação à empresa e investir em mais conhecimento, autonomia e flexibilidade, para que possa desenvolver a sua atividade e crescer de acordo com as suas ambições.

Potenciamos o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores através de certificações técnicas e formações em e-learning que os desafiam a expandir conhecimentos.

Apostar no bem-estar dos colaboradores é também disponibilizar, continuamente, novas oportunidades, seja em trabalho remoto, em outra função dentro da empresa ou até em outro país do grupo Claranet. A mobilidade interna, prática comum na Claranet, é algo que deve também fazer parte do crescimento pessoal e profissional de cada um e que ajuda a reter o melhor talento dentro da organização.

Não esquecendo que as atividades que promovem o bem-estar de outros contribuem também para o bem-estar social e emocional dos colaboradores. Iniciativas de intervenção na comunidade e as recolhas de bens e fundos, como é o caso das promovidas pela Claranet Sol – grupo solidário da Claranet –, são um bom exemplo de união dos colaboradores em torno de causas comuns, aproximando-os ainda mais da organização, do seu propósito e da sua vontade de ter um impacto positivo no mundo.

Este investimento no bem-estar dos colaboradores e na sua ligação à cultura empresarial é o caminho certo para promover uma experiência de trabalho enriquecedora – tanto para o colaborador como para a empresa. Deve ser, mais que um conjunto de políticas individuais, um processo estratégico e contínuo de adaptação às necessidades que vão surgindo no dia a dia da organização.

Written by Sónia Rato de Jesus - Human Resources Director

Com mais de vinte anos de experiência em funções de gestão em Recursos Humanos, é a responsável por esta área desde o início da sua colaboração com a Claranet. Tem vindo a desenvolver, em conjunto com a equipa, estratégias e iniciativas para promover o crescimento e o bem-estar dos colaboradores. O seu objetivo principal é que todos os profissionais da Claranet desfrutem do melhor ambiente de trabalho para se poderem focar no seu melhor desempenho.