Três medidas para consolidar a cibersegurança

A consolidação da cibersegurança é o caminho apontado por David Grave, Cybersecurity Director da Claranet, para enfrentar a complexidade cada vez maior das ciberameaças.

David Grave - Cybersecurity Director - Claranet

David Grave
Cybersecurity Director - Claranet Portugal

Num artigo de opinião publicado na edição de março de 2023 da IT Insight, o Cybersecurity Director da Claranet fala da crescente complexidade das ciberameaças que leva, inevitavelmente, à adoção de soluções mais avançadas por parte das organizações.

David Grave preconiza a consolidação da cibersegurança como o caminho que pessoas e organizações deverão seguir para combater os novos riscos de segurança, cuja complexidade, diversidade - hackers, vírus e até mesmo fraudes - e capacidade de impacto obrigam a uma constante procura por novas defesas e respostas.

Um dos principais desafios na área da cibersegurança é a falta de visibilidade, especialmente em empresas com múltiplas consolas de gestão. Isso pode obscurecer o panorama geral da segurança e dificultar a deteção de ameaças, atrasando – ou mesmo inviabilizando – a sua solução.

A solução, para o representante da Claranet, passa pela implementação de várias medidas que concretizem esta consolidação da cibersegurança, destacando três essenciais, que garantem “complementaridade e transversalidade nos processos de proteção à nova geração de ameaças:”

Claranet Portugal - Cybersecurity

1- Criação de Security Operation Centers (SOCs), com equipas especializadas em monitorizar e proteger os sistemas e as redes de uma organização, detetando as ameaças cibernéticas em tempo real.

2- Serviços de Monitorização, Deteção e Resposta (MDR) e Deteção e Resposta Avançada (XDR), capazes de monitorizar, detetar e responder a ciberameaças em tempo real, fornecendo informações precisas e rápidas para permitir respostas imediatas e eficientes.

3- Campanhas de consciencialização e de formação que permitam aos colaboradores de uma organização seguir e aplicar boas práticas de segurança da informação, de forma a proteger os ativos da empresa e as suas informações pessoais, bem como a minimizar o risco de ameaças por meio de comportamentos inseguros.

David Grave junta a estas três medidas uma quarta, neste caso associada à importância da escolha de um provider de serviços de cibersegurança que seja de confiança, “com capacidade, experiência e uma abordagem holística que garantam essa consolidação”.

in IT Insight

Cybersecurity