Sete tendências sobre BI que (já) estão a mudar os negócios

Luís Miguel Rodrigues - Claranet Portugal

Luís Miguel Rodrigues
Business Applications Manager - Claranet Portugal

As soluções de BI e Data Analytics podem contribuir para melhorias significativas nos negócios, sendo de destacar as tendências para uma utilização eficaz destas ferramentas.

A complexidade e a incerteza associadas ao contexto económico global dos últimos anos reforçaram o papel da tecnologia nos negócios e nas organizações, como forma de ultrapassar desafios e ganhar competitividade.

O crescimento das soluções de colaboração e de trabalho remoto são disso o exemplo mais visível, mas outras soluções - com menos visibilidade, mas igual importância na continuidade desses negócios – podem também garantir um impacto idêntico, ou até maior.

Falo sobretudo das soluções e das ferramentas de Business Intelligence (BI), e do que podem representar no apoio às organizações para enfrentar e mitigar os elevados níveis de incerteza que nos irão acompanhar nos próximos anos.

Questões como a quebra de encomendas, a variação abrupta dos preços das matérias-primas, a escassez de componentes ou a irregularidade das cadeias de abastecimento são algumas das causas que parecem perpetuar esta incerteza. Por essa razão, estas variáveis deverão fazer parte dos modelos de gestão das organizações - bem como as ferramentas que os permitirão mitigar.

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A verdade é que muitas empresas já tomam as suas decisões com base em ferramentas de BI, sobretudo ao nível da análise dos dados sobre as estratégias da concorrência ou do histórico das decisões tomadas, por exemplo.

O próximo passo é o alargamento do âmbito de utilização dessas ferramentas, por um lado, e a adoção deste tipo de soluções por parte de mais organizações, de forma a preparar respostas mais eficazes a futuros contextos adversos.

Segundo a Gartner, em 2023 mais de um terço das grandes organizações deverão incluir nos seus processos de decisão ferramentas inteligentes de BI para apoiar as suas escolhas de negócio. E há sete tendências a seguir, que poderão potenciar ainda mais o processo de adoção dessas ferramentas.

Principais tendências de BI

1. Qualidade dos dados

É essencial apostar na qualidade dos dados gerados – usando inclusive ferramentas de Data Quality Management (DQM) -, uma vez que deles depende, em grande parte, a fiabilidade das decisões tomadas. A informação deverá estar assim completa e ser rigorosa, consistente, única e obtida atempadamente.

2. BI Colaborativo

A recolha de dados a partir de redes sociais, websites corporativos ou de comércio eletrónico é uma forma rápida e eficaz que obter informação dispersa sobre os clientes, embora necessite de ferramentas de Business Intelligence para filtrar e tornar essa informação valiosa. Juntando estes dados em plataformas colaborativas será possível partilhar a informação para processos de decisão em conjunto e mais acertados.

3. Cloud e SaaS

A utilização de plataformas de Cloud ou híbridas, juntamente com soluções de BI em modelos de Software as a Service, permite o acesso permanente aos dados, independentemente do local de acesso, com uma flexibilidade e escalabilidade que permitem a otimização do investimento. Além disso, é uma solução que protege os dados e pode disponibilizar componentes de backup e data recovery.

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4. Embedded Analytics

Ao integrar ferramentas de analytics de forma nativa nas aplicações – CRM, ERP, sistemas financeiros e portais de informação, entre outras -, as organizações poderão gerar, aceder e partilhar os dados de uma forma mais rápida e integrada, centralizando as análises numa única plataforma.

5. Automação “inteligente”

A automatização dos processos de análise de dados com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial (AI) é uma componente cada vez mais adotada pelas organizações. Os utilizadores podem gerar automaticamente insights para validação e/ou aprovação, beneficiando de uma aceleração substancial na velocidade de processos. A integração de ferramentas de AI e de BI está a crescer de sobretudo em áreas que lidam com volumes significativo de dados, em concreto nas áreas da Saúde, Serviços Financeiros e Produção Fabril.

6. Storytelling

Transformar os dados obtidos em Histórias e Use Cases atrativos, para conquistar clientes e potenciais clientes, é outra forma de potenciar o valor da informação gerada com recurso a soluções de BI. A maioria das plataformas de BI possui ferramentas para visualização rápida e criação de narrativas, que tornam mais atrativos os relatórios e a informação a partilhar com uma audiência concreta e bem identificada.

7. Mobilidade

A transformação do Workplace à escala global e a adoção de modelos híbridos de trabalho reforçaram o papel dos dispositivos móveis nas infraestruturas de TI. Torna-se assim essencial que as soluções de Data Analytics e BI contemplem o acesso rápido, simplificado e seguro aos dados e à informação gerada, a partir deste tipo de dispositivos.

A partir do momento em que as decisões nas organizações são influenciadas por um número crescente de fatores, muitos deles com um elevado grau de incerteza e inseridos em contextos de alterações rápidas no mercado, a obtenção de dados fiáveis torna-se essencial para as organizações enfrentarem todos esses desafios.

Tão importante como apostar em ferramentas de BI é escolher um Service Provider que consiga identificar as reais necessidades de uma organização, percebendo o seu negócio e endereçando as melhores soluções.

A experiência e know-how da Claranet na implementação e integração de soluções de Data Analytics e BI são fatores de diferenciação que podem ajudar a mudar os negócios.

Written by Luís Miguel Rodrigues - Business Applications Manager

Com mais de 20 anos de experiência na área das TI, Luis Miguel Rodrigues tem como foco apoiar as organizações na implementação de aplicações em diversos contextos e plataformas - desde portais a soluções de Business Intelligence.

Ao longo do seu trajeto profissional construiu uma extensa experiência no planeamento, gestão e implementação de soluções tecnológicas, nas mais variadas áreas de Negócio.

Além de várias certificações em IT, possui uma Pós-graduação em Data Science pela Universidade Atlântica.