Sérgio Silvestre projeta os principais desafios para os próximos 30 meses em Portugal

Claranet Portugal - Sérgio Silvestre - Diretor Geral - Claranet Labs

Sérgio Silvestre
Diretor Geral - Claranet Labs | Claranet Portugal

Em artigo de opinião publicado no Jornal de Negócios, o Diretor Geral da Claranet Labs coloca a qualificação das pessoas e a inovação no topo das respostas a desenvolver até ao final de 2024.

Face à elevada probabilidade de surgir uma recessão “algures nos próximos dois anos”, devemos focar as nossas ações sobre pontos estruturantes e desenvolver respostas enquanto cidadãos, empresas (públicas, privadas, com ou sem fins lucrativos) e como órgãos do estado.

Sérgio Silvestre projeta desta forma o cenário macroeconómico expectável para os próximos 30 meses, avançando com algumas das respostas a dar a esses desafios:

Certificação

Qualificar os portugueses

A qualificação da população ativa portuguesa é um “fator estruturante e estratégico” para reduzir o fosso entre Portugal e a UE. De acordo com a Fundação José Neves, em 2021 48% da população ativa em Portugal não tinha completado o ensino secundário, face aos 22% da média europeia.

Investir na inovação

Antes de alocar os investimentos dentro de cada área – a nível público ou privado – é essencial definir as prioridades gerais e apostar nas áreas de maior inovação, “alavancando dessa forma mais os resultados no médio prazo.”

Inovação
Curva Demográfica

Gestão da curva demográfica

“Conseguimos que a sociedade portuguesa de 2042 seja mais resiliente e diversa que a de 2022?” – questiona Sérgio Silvestre. Para este responsável, é essencial lançar sementes nos próximos dois anos para contrariar o envelhecimento médio da população ativa e receber população de outros países é uma das soluções.

Ganhar escala e dimensão

As fusões e/ou as parcerias estratégicas entre empresas são uma forma de ganhar escala, dimensão e competitividade, colocando as organizações num patamar para além da simples sobrevivência.
“O "orgulhosamente sós", o "small is beautiful", o "ter tudo controlado" (ie "eu quero, posso e mando") não resultam neste século.”

Parceria
Inflação

Encarar a inflação

Os desequilíbrios geoestratégicos, financeiros e económicos que caracterizam os tempos recentes a nível global trouxeram de novo a inflação como fator de preocupação.
Independentemente dos valores anuais que atingir, teremos de reaprender a viver com a inflação.

Otimizar recursos

Com a sustentabilidade do Planeta na ordem do dia, é essencial aprender a viver e a trabalhar com menor consumo de recursos – da água e da energia fóssil, aos plásticos.

Sustentabilidade

Neste artigo de opinião o Diretor Geral da Claranet Labs lembra ainda que “as crises não são vividas de forma igual por todos”, defendendo uma aposta transversal nestes pontos estruturantes, independentemente dos cenários que daí possam vir.

Written by Sérgio Silvestre - Diretor Geral - Claranet Labs

Sérgio Silvestre tem mais de 20 anos de experiência profissional, tendo feito parte das equipas de várias empresas de Tecnologia e Telecomunicações (WeDo Technologies, Mainroad, S21Sec, Optimus) mas também no setor da Banca (BPI) e do Retalho (SonaeMC).
Na Claranet, é o responsável pela Claranet Labs, a área de gestão de inovação da Claranet Portugal.
É licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Católica Porto Business School.