Seis pontos para transformar o setor do retalho com Customer Insights

Valter Fernando - Claranet Portugal

Hugo Gonçalves
Head of Business Development CRM Solutions - Claranet Portugal

As soluções de CRM podem transformar por completo o retalho neste novo contexto global e disruptivo que envolve o setor. E quanto mais inteligente for a utilização da tecnologia, mais integrado e eficaz será o olhar sobre a experiência do cliente.

No contexto cada vez mais global e disruptivo em que o setor retalho se encontra, o fator diferenciador das marcas e das empresas deixou definitivamente de se limitar à estratégia de preço, à criação de promoções ou ao próprio produto - apesar de continuarem a ser importantes para o sucesso dos negócios.

O grande desafio das marcas passa hoje por encontrar formas eficazes de atrair a atenção de quem compra, numa disputa em que a criação de experiências personalizadas para os clientes, quase desenhadas de acordo com a identidade de cada um, é um fator essencial.

Este novo foco, muito diferente do que há apenas alguns anos a grande maioria dos retalhistas tinha para o seu próprio negócio, tornou-se essencial sobretudo com a evolução tecnológica e do crescimento do canal online.

Muitos retalhistas ainda veem a experiência do cliente de forma repartida. Existe uma espécie de departamentalização que não permite ter um olhar integral sobre essa experiência ou, mesmo nos casos em que tal acontece, o processo não tem a agilidade necessária para dar resposta às exigências atuais dos clientes.

A nova geração de retalhistas online prima exatamente por uma visão diferente sobre a experiência do cliente, assumida de forma integrada – produto, preço, delivery, apoio ao cliente e experiência digital.

Novas preocupações

A verdade é que os clientes fazem hoje desta personalização um must-have que, na maioria dos casos, define a escolha da marca e/ou da loja onde vão adquirir os produtos.

Digital - CRM Solutions

As marcas e as empresas de retalho devem por isso proporcionar experiências digitais, em modelo multicanal, inserindo-a em estratégias atrativas, de preferência que potenciem as capacidades dos dispositivos móveis e que permitam criar recorrência e clientes fidelizados.

É importante, no entanto, que os retalhistas repensem as suas estratégias de atuação digital contemplando diversos cenários e canais de atuação, de modo a não ficarem dependentes de uma única ferramenta ou solução.

O anúncio da Google de limitar a utilização de cookies de terceiros no seu browser Chrome, apesar de adiada para 2023 por fortes pressões do mercado, é um bom exemplo das preocupações que as marcas deverão ter ao nível das alternativas na experiência digital oferecida aos clientes.

Se este cenário de disrupção vinha a ser desenhado há vários anos através de alguns gigantes do retalho online, o contexto pandémico acabou por acelerar todo este processo. Todo o modelo de negócio do retalho teve de ser reinventado, não só no espaço da compra, mas em toda a cadeia de valor – incluindo nos intermediários, que passaram a fazer parte desta mesma cadeia.

Transformação… em seis pontos

Torna-se assim necessário aproveitar o papel dos CRM modernos, hoje potenciados por Inteligência Artificial e pelo ecossistema tecnológico a que pertencem, e que permitem a extensão da sua capacidade nativa e escalonamento com Data Lakes, algoritmos customizados, robotização ou automatização, por exemplo - de preferência numa única Cloud que assegure a segurança dos dados e um modelo de governance robusto.

Este aproveitamento permitirá aos retalhistas tomar decisões rápidas e adequadas ao sucesso dos seus negócios, baseados em mais dados, melhores insights e em novas formas de atuação, tendo como base seis pontos fundamentais:

Retail -Claranet - CRM Solutions
1. Visão única de cliente

É essencial que as marcas e os retalhistas olhem para os dados que já possuem “dentro de casa”, trabalhando essa informação, integrando-a, unificando-a e transformando-a numa visão concreta do cliente (quem é o meu cliente, o que compra, quando compra, como compra, que meios usa, sensibilidade a promoções ou para quem compra, por exemplo);

2. Análise e segmentação

A análise detalhada dos dados permite aos retalhistas criar segmentações muito mais “finas”. Além dos tradicionais dados demográficos e comportamentais, será possível adicionar dados adicionais e externos, que ajudam a encontrar padrões alternativos (influência do estado do tempo e do fator geográfico, por exemplo) ou recomendação de produtos;

3. Personalização

As marcas e os retalhistas deverão assumir definitivamente o caminho da personalização e das experiências diversificadas. Estas experiências não têm de ser 100% online ou 100% físicas, mas podem ser transversais - por exemplo, permitindo que o cliente inicie uma pesquisa online, visite depois uma loja e concretize a compra online;

Retail -Claranet - CRM Solutions
4. Testagem e monitorização

Perante estes cenários, é de extrema importância que o retalhista defina jornadas e experiências de compra, de acordo com os seus objetivos de negócio e do seu público-alvo, reproduzindo, testando e ajustando esses caminhos, com uma monitorização permanente – o chamado real-time marketing;

5. Abordagem multicanal

É essencial que as empresas e as marcas de retalho apostem em vários canais de contacto com o consumidor e com o cliente. Além dos canais tradicionais – físicos e digitais -, as estratégias deverão contemplar também ferramentas mais recentes, como agentes virtuais, push notifications, redes sociais e, inclusive, ações inovadoras de abordagem;

6. Confiança

A aposta na personalização implica igualmente acautelar os direitos das pessoas, ao nível da privacidade e do cuidado em enviar apenas informação que faça sentido ao cliente. Desta forma é possível criar um elo de confiança, fazendo com que o cliente possa reagir com maior aceitação e rapidez aos contactos do retalhista e às propostas apresentadas. Os programas de fidelização constituem uma das estratégias que reforçam essa confiança.

Um novo mindset

A transformação do retalho passa então por adotar um novo mindset digital, que vive de dados, estruturados e de visão única, e que permitem criar novas experiências multicanal de relação com o cliente.

Por esta razão, os retalhistas deverão ganhar consciência de que este passou a ser o mindset necessário para a continuidade e para o sucesso dos seus negócios, que deverão estar cada vez mais alicerçados em estratégia, visão, mas, sobretudo, em tecnologia.

Customer Insights - Claranet Portugal

Para poder transformar esta componente de forma ágil, nada como escolher uma tecnologia que consiga tocar nas várias componentes do negócio. E quanto mais integradas estiverem essas componentes numa única tecnologia, mais fácil será a adoção, a gestão e a segurança.

Neste contexto, a Claranet assegura a definição das estratégias omnicanal mais adequadas e a implementação das ferramentas mais indicadas – em plataformas tecnológicas robustas, unificadas e escaláveis -, para ir ao encontro das várias componentes de uma forma ágil, eficiente e rentável.

Written by Hugo Gonçalves - Head of Business Development CRM Solutions

Como Head of Business Development a CRM Solutions Hugo Gonçalves está focado em ajudar a criar experiências digitais para os clientes da Claranet, com base em dados, soluções de automação e processos de negócios ágeis, que podem oferecer uma ampla personalização ao cliente.

O seu know-how de análise de negócios -, principalmente Marketing e Vendas -, combina com uma paixão por tecnologias e, em particular, tecnologias de CRM e Marktech.