Safety & Wellbeing: o futuro das organizações passa cada vez mais pelo bem-estar dos seus colaboradores

Sónia Martins - Claranet Portugal

Sónia Martins
HR Business Partner - Claranet Portugal

As atividades de promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores tornaram-se numa importante ferramenta corporativa para enfrentar os novos contextos e desafios do trabalho.

Com o contexto pandémico a perder força um pouco por todo o mundo e as pessoas a regressarem aos escritórios, mesmo que em modo parcial, sobra dos últimos anos um novo paradigma de trabalho, que gerou também novas necessidades de promoção do bem-estar dos colaboradores.

Se é verdade que o chamado modelo de trabalho híbrido trouxe a muitas pessoas um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional que, até há pouco tempo, dificilmente conseguiam ter, o período de confinamento e o processo de adaptação a estas novas realidades gerou também sequelas psicológicas e físicas nem sempre fáceis de detetar, mas que o tempo tem revelado poder ter efeitos negativos nas pessoas e, por consequência, na produtividade das empresas.

Os projetos de Safety & Wellbeing corporativo podem ser uma excelente resposta a estes desafios. Mais do que servir como um simples conjunto de atividades de formação e lazer, oferecidas aos colaboradores como benefícios extrassalariais, estes projetos podem ter efeitos muito positivos na sua saúde e na sua atividade – a curto, médio e longo-prazo -, desde que desenhados e aplicados numa lógica transversal às diferentes necessidades e atividades de uma organização.

Da motivação… à alimentação

Um programa de Safety & Wellbeing corporativo deverá integrar um conjunto de atividades diversificadas, focadas em diferentes objetivos, mas complementares.

Destas atividades podem fazer parte sessões de ginástica postural e de ergonomia, para prevenir posturas incorretas que, mais tarde, levam a problemas de saúde, assim como aulas de ginástica convencional e workshops de alimentação saudável, que promovam um estilo de vida menos stressante e hábitos mais saudáveis.

O tipo de atividade, a periodicidade e duração, bem como a extensão de um programa de Safety & Wellbeing corporativo está naturalmente dependente de inúmeros fatores, que vão da dimensão e tipo de atividade da empresa, à sua dispersão geográfica, número de colaboradores e modelos de trabalho adotados.

Mas seja qual for o cenário, as principais vantagens de um programa de Safety & Wellbeing para os colaboradores e para as organizações são evidentes:

Safety & Wellbeing - Claranet Portugal

  • Redução dos custos de saúde;
  • Redução de lesões;
  • Aumento da motivação;
  • Redução do absentismo;
  • Maior produtividade;
  • Redução dos custos de compensação de trabalhadores e de invalidez;
  • Melhoria do engagement dos colaboradores.
  •  

    Como a Claranet enfrenta estes desafios

    Há vários anos que a Claranet desenvolve atividades complementares associadas ao bem-estar dos seus colaboradores, mas desde o início de 2021 que tem em vigor um Programa de Safety & Wellbeing estruturado e muito completo – e que continua disponível por estes dias.

    Este Programa, reforçado bem no meio da pandemia, reúne um conjunto de atividades que se complementam e que focam diferentes necessidades, desde a adaptação dos colaboradores a contextos adversos e a novos hábitos de trabalho, à correção de posturas corporais ou a um estilo de vida mais saudável.

    A um nível mais físico, o Programa de Safety & Wellbeing da Claranet inclui várias sessões de ginástica postural, de ergonomia e de movimentação manual de cargas, bem como sessões que ensinam a prevenir lesões músculo-esqueléticas.

    Já em relação ao bem-estar emocional dos colaboradores são disponibilizados Workshops de Alimentação Saudável, Meditação Guiada e sessões de Yoga do Riso, a que se juntam sessões de Psicoterapia.

    O novo paradigma de trabalho impulsionado pela pandemia acabou por exigir respostas a novos desafios que, no entanto, podem ser encontradas em ferramentas e atividades que muitas organizações já conheciam.

    Safety & Wellbeing Logo

    Se o conceito de Safety & Wellbeing era, até há pouco tempo, encarado como um benefício extra, atribuído para fixar os colaboradores nas empresas ou como solução de pausa em alturas de maior carga laboral, tem hoje um papel fundamental para a melhoria da saúde dos colaboradores e para a continuidade da sua atividade.

    O investimento neste tipo de programas torna-se, por isso, essencial para as organizações que procuram preparar-se cada vez melhor para cenários disruptivos e desafiantes, apostando no seu maior ativo: as pessoas.

Written by Sónia Martins - HR Business Partner

Tem catorze anos de experiência em Recursos Humanos, essencialmente na vertente administrativa, em setores de atividade como a banca, a saúde e a construção. A Sónia assumiu a função de HR Business Partner na Claranet com o desafio de adequar a estratégia de Recursos Humanos às necessidades do negócio e das pessoas, com foco no cliente interno.