Recrutamento: a Claranet Portugal como centro de competências para a Europa

Claranet Portugal é centro de competências da Europa

O recrutamento internacional é comum na área das tecnologias da informação. Na Claranet Portugal recrutamos tanto “cá dentro como lá fora” e procuramos, regularmente, candidatos para abraçar posições internacionais dentro do grupo.

O recrutamento para construir de raiz ou reforçar equipas do grupo Claranet mostra claramente a preferência pelos técnicos a operar no mercado português de TI. Se há alguns anos era comum o recrutamento para posições internacionais com um relocation package associado, hoje a integração nestes projetos pode ocorrer, tal como o recrutamento, de forma remota: os profissionais podem trabalhar a partir de Portugal, em casa ou no escritório, para qualquer parte do mundo.

Esta é uma grande vantagem para quem procura exercer a sua atividade à distância, em projetos internacionais (muitas vezes de grande dimensão) e tecnologicamente desafiantes. É a possibilidade prática de integrar uma equipa qualificada e uma nova cultura organizacional, sem sair do seu país.

Porquê recrutar em Portugal?

As características do mercado português são muito valorizadas pelas empresas internacionais. Na Claranet, os vários países do grupo procuram em Portugal profissionais altamente qualificados, com vontade de aprender (essencialmente em perfis ‘júnior’) e/ou responder a desafios técnicos interessantes (essencialmente em perfis ‘sénior’), com uma rápida capacidade de adaptação.

Em Portugal, os nossos profissionais são, habitualmente, muito flexíveis, aptos a desenvolver novas competências e a ajustar-se a novas metodologias de trabalho, o que os diferencia internacionalmente.

A fluência em inglês é outra vantagem competitiva do mercado de trabalho português, bem como os valores praticados face aos restantes países da Europa. Ao mesmo tempo, para os profissionais portugueses a remuneração proposta torna-se vantajosa em comparação com propostas semelhantes praticadas em Portugal.

Trabalhar à distância

Claranet Portugal é centro de competências da Europa

A integração remota de equipas internacionais é um processo naturalmente desafiante, não só inicialmente como a longo prazo. O papel dos Recursos Humanos é de acompanhamento permanente destes profissionais, procurando saber as suas necessidades e preocupações, para manter o seu bem-estar e a sua motivação. Mas até neste fator o mercado português é um bom exemplo de resiliência e adaptação.

Para além desta maior proximidade, é essencial a existência da figura do team leader: alguém que, em Portugal ou remotamente, sirva de referência e ajude a unificar as equipas no dia a dia de trabalho. Esta pessoa deve garantir a ligação dos colaboradores aos colegas e aos projetos, fazendo a ponte com os Recursos Humanos sempre que necessário.

Devem também fazer parte deste esforço de integração, quando possível, oportunidades para os colaboradores conhecerem o resto da equipa, para viajarem até ao país onde o projeto está a ser desenvolvido e contactarem presencialmente com as pessoas e a cultura.

De Portugal para a Europa

A sinergia existente dentro do grupo Claranet - de partilha de conhecimentos e busca das melhores mentes técnicas -, tem-nos ajudado a posicionar Portugal como um mercado de recrutamento, com competências e capacidade de integrar novos projetos e tecnologias.

Para a Claranet Portugal, recrutar cá dentro para posições internacionais beneficia tanto o grupo como o nosso país: transformamo-nos num centro de competências para a Europa, com técnicos especializados e reconhecidos internacionalmente.

Ao mesmo tempo, mostramos que estamos a investir no talento nacional e a catapultá-lo para projetos aliciantes, dentro e fora do país. É um ciclo de recrutamento, valorização e crescimento que nos diferencia e posiciona, a todos os níveis, como especialistas em tecnologias da informação.

Written by Ana Alexandre - Recruiter Specialist

Com dez anos de experiência profissional em Recursos Humanos no setor de TI, os últimos anos têm sido focados na análise e recrutamento de perfis técnicos, sempre com o objetivo de selecionar os melhores e mais adequados profissionais para integrar as equipas da Claranet.