Racionalizar a Cloud no pós-pandemia

Pedro Teixeira, Cloud Sales Specialist da Claranet Portugal, defende em artigo de opinião na IT Insight que é tempo de as empresas reavaliarem as migrações “à pressa” para a Cloud, de modo a otimizar a tecnologia contratada e racionalizar custos.

A necessidade de muitas empresas em manter a continuidade das operações durante o contexto pandémico deixou pelo caminho processos de transformação por finalizar e/ou otimizar, tornando agora necessária uma reavaliação das soluções tecnológicas contratadas.

A ideia passa por rentabilizar em pleno as tecnologias de Cloud, reforçando a sua importância na continuidade dos negócios e aproveitando as suas inúmeras capacidades para preparar as empresas para os desafios da era pós-pandemia.

Segundo o Cloud Sales Specialist da Claranet, Pedro Teixeira, muitas empresas perceberam, da pior forma, a necessidade de apostarem nessa reavaliação: ou porque receberam as faturas dos Cloud Service Providers (com valores acima do esperado); porque constataram agora a desadequação dos processos implementados à pressa, face aos objetivos estratégicos delineados; ou porque perceberam que lhes faltava maturidade (no processo de transformação digital) para endereçarem da melhor forma as tecnologias de cloud já adotadas.

Um novo assessment sobre os projetos de cloud, implementados de forma acelerada nos últimos meses, faz mais sentido do que nunca.

Esta nova aposta no assessment deverá, no entanto, garantir uma visão holística das necessidades de IT, racionalizar o que já foi implementado e adequar o que falta aos objetivos estratégicos de negócio.

Pedro Teixeira defende um equilíbrio entre o investimento na tecnologia de cloud e as reais necessidades das organizações, de modo a que possam assegurar a continuidade dos negócios de forma sustentada, independentemente dos desafios criados pelo contexto económico global.

Tudo isto apostando num parceiro com capacidade para perceber as reais necessidades de cada projeto:

Se a qualidade do assessment pode fazer toda a diferença no processo de migração ou de otimização da cloud, é também essencial apostar na experiência know-how de quem concretiza esses mesmos processos.

Neste contexto, o Cloud Sales Specialist da Claranet aponta os Managed Services Providers como os parceiros mais indicados: não só conseguem um olhar abrangente sobre as várias instâncias a contemplar durante a avaliação, como sabem endereçar as soluções mais adequadas para um correto equilíbrio entre custos e necessidades.

In IT Insight.