Quanto vale o bom funcionamento de um dispositivo numa organização?

As análises preditivas ao funcionamento dos dispositivos podem reduzir de forma significativa os custos de suporte e melhorar a experiência do utilizador, sobretudo em contextos de utilização remota. O serviço de Proactive Insights dá essas garantias.

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No meio das mudanças de contexto social e profissional que estamos a passar - com o teletrabalho, o trabalho híbrido e as incertezas das organizações a fazer parte do dia-a-dia-, três temas continuam a estar na lista das preocupações dos gestores e dos colaboradores: a necessidade de poupar tempo e dinheiro; garantir a satisfação permanente dos utilizadores; e a necessidade de manter a informação e os dispositivos em segurança.

A verdade é que a gestão do parque informático nas organizações passou a ser feita num perímetro físico muito mais amplo do que normalmente acontecia, tornando as necessidades de suporte ainda mais prementes, bem como a rapidez e a permanência das respostas.

A chave está na adoção de soluções de gestão remota dos dispositivos, que aliem a monitorização permanente das máquinas à capacidade de gerar informação analítica, agregada, com relevância suficiente para antecipar e despoletar necessidades de suporte.

Proactive Insights

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Esta ferramenta da HP, que a Claranet disponibiliza na sua oferta de Device-as-a-Service, responde exatamente às necessidades de monitorização permanente dos PC e dos portáteis no atual contexto das organizações, incluindo, além disso, uma componente de alarmística que permite atuar proativamente face a necessidades que venham a surgir.

Quando em funcionamento, esta aplicação fornece aos departamentos de TI informação sobre armazenamento, temperaturas, processador, bateria, desempenho e erros de software, utilização do sistema, bem como atualizações de drivers e de patches de segurança, entre outras.

Paralelamente consegue também fazer uma correlação entre a utilização do hardware e das aplicações nos vários dispositivos do utilizador, de modo a criar uma visão integrada, mas não intrusiva, da experiência do utilizador.

Apesar de existirem outras ferramentas do género disponíveis, esta abordagem da HP vai mais longe por agregar toda a informação num dashboard, fornecendo indicadores sobre performance da máquina e do seu estado de segurança, associados a sugestões sobre o que deverá ser feito para otimizar e gerir o seu funcionamento. Ao reunirem esta aplicação a um processo de alarmística e a um serviço complementar de suporte, as organizações conseguem garantir diagnósticos rápidos sobre o seu parque de computadores, evitando ou mitigando eventuais incidentes.

O valor da proatividade

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Imagine um cenário em que um parque informático está a ser monitorizado e é gerado um alarme a indicar que, num determinado notebook, o disco está a ser usado em 90% da sua capacidade, ou que a bateria apenas garante autonomia para 30 minutos com a carga máxima. Estes são claramente cenários que deixam antecipar problemas de performance e de funcionamento, cuja falta de ação por parte da equipa de suporte irá dar lugar a queixas do utilizador.


Em situações concretas como as que descrevemos, o Proactive Insights permite às equipas de suporte entrar proativamente em contacto com o cliente, alertando-o para os potenciais incidentes nessa máquina e propondo um upgrade do disco para aumentar o desempenho, por exemplo, ou a substituição da bateria que - por coincidência -, até pode estar ainda ao abrigo da garantia.

A ideia do serviço que a Claranet disponibiliza com base nesta ferramenta da HP é exatamente a de não deixar que seja o utilizador e/ou o cliente a reportarem as queixas. Se a aplicação já permite uma visibilidade significativa sobre o funcionamento dos dispositivos, a componente de alarmística antecipa as necessidades e o trabalho do Provider resolve-as com um impacto mínimo – ou praticamente nulo - nas operações.

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Principais vantagens do serviço com Proactive Insights:

  • Dashboard para análise do estado do parque de equipamentos;
  • Melhoria da experiência de utilização dos utilizadores finais;
  • Reforço da parte da segurança – dá-nos informação sobre componentes essenciais como a atualização das BIOS, encriptação dos discos, etc.;
  • Funcionamento em dispositivos multimarca e em diversos SO;
  • Menor Custo Total de Propriedade – ganhos do ponto de vista de tempo e dinheiro desta eficiência melhorada;
  • Gestão mais eficiente do parque informático, permitindo poupar tempo e dinheiro.

Sejam quais forem os cenários de trabalho que se possam intensificar nos próximos anos, a vantagem deste tipo de ferramentas para a melhoria das operações é muito significativa, já que deixa ao Provider a monitorização, a chamada de atenção e a recomendação dos incidentes que possam surgir.

Os departamentos de IT irão certamente notar menos pressão e maior poupança de tempo, enquanto os utilizadores finais vão sentir uma experiência de utilização melhor, através de uma máquina mais adequada às suas necessidades.

Quanto às empresas, poderão focar-se ainda mais no seu negócio e otimizar – direta e indiretamente – o valor que o bom funcionamento de um dispositivo pode representar para as operações.


Written by Ricardo Ginja - Business Development Manager

Com 18 anos de experiência da área das TI nas áreas comercial e de gestão de produto - primeiro no negócio de printing e, mais recentemente, em computing e videocolaboração –, Ricardo Ginja é atualmente Business Developer de Endpoint Solutions na Claranet Portugal.

Possui uma pós-graduação em Gestão de Marketing no ISEG, que complementa com várias certificações dos principais fabricantes a nível global em printing, computing e gestão de serviços.