Qual o papel dos novos datacenters?

Datacenter Cloud - Claranet Portugal

A procura por soluções de dados cada vez mais flexíveis coloca os datacenters entre as opções que as organizações poderão adotar nos seus processos de Transformação Digital. Em versões híbridas, centralizadas, ou com recurso ao Edge Computing.

A Transformação Digital está na base das maiores tendências de negócio à escala global e é, efetivamente, o driver que tem conduzido e definido estratégias. Trata-se de uma mudança radical na estrutura das organizações, a partir da qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico, central, e não apenas uma presença superficial - seja no desenho, ou na implementação de soluções. Não é diferente para os datacenters. E é esta necessidade de crescer e evoluir constantemente que nos obriga a estar sempre um passo à frente das tendências.

Se para algumas organizações fará sentido grandes centros de dados instalados de forma central, para outras a Cloud é a chave. No entanto, temos visto uma outra nova realidade, baseada em soluções híbridas. Trazer os dados e as aplicações para perto dos negócios torna estas soluções híbridas mais capazes, reduzindo latências e aumentando as larguras de banda e rapidez de acesso.

Até que ponto será esta uma solução de futuro, de resposta aos desafios da Transformação Digital, da Internet of Things (IoT) e do Big Data?

A importância da gestão

Gerir e manter estas soluções torna-se assim imperativo. O acesso à informação disponibilizada é um fator relevante, bem como a correta análise e interpretação dessa informação.

Claranet - Datacenter

Dados como os consumos de energia, a eficiência e o Power usage Effectiveness (PuE) são correlacionados e interpretados em ferramentas especificas de gestão, permitindo a prevenção e análise precoce de eventos, a rápida mitigação dos problemas e reduzindo eventuais downtimes, sempre extremamente dispendiosos para as organizações.

Outro fator importante nestas novas soluções é a segurança, a proteção e o acesso aos dados. O Edge Computing está a criar um ambiente de computação híbrido, onde terão obrigatoriamente de coexistir soluções de Cloud e pequenos datacenters, localizados junto do negócio.

De acordo com a IDC*, quase 80% das empresas têm planos para implementar serviços de TI com soluções baseadas em Edge Computing e 40% planeia subcontratar as suas necessidades a este nível. *

Acreditamos que será este um dos caminhos do crescimento, da adaptação e do futuro dos datacenters - centros de dados híbridos, centralizados ou na periferia, rápidos, flexíveis e capazes de responder aos desafios de amanhã.

É com esta premissa que a Claranet Portugal desenha, implementa e mantem soluções de datacenter, possuindo metodologias especificas para apoiar as empresas nesta jornada de transformação.

Com múltiplas referências relevantes no mercado, as soluções desenhadas pela Claranet baseiam-se em fabricantes referenciados que, tal como a Claranet Portugal, são líderes de mercado.

* Fonte: IDC's Key Findings: 2020 Datacenter Operational Survey — Cloud to Edge Datacenter Trends, doc. n.º US46752920, agosto de 2020.

Written by Rui Miguel Martins - Business Development Manager – Digital Connectivity

Com 25 anos de experiência no mercado das TI, Rui Miguel Martins tem competências e experiência em funções de responsabilidade nas vertentes de gestão, desenho, implementação e manutenção de centros de dados.

Com formação e múltiplas certificações nas principais áreas de competências, foi premiado pelo fabricante APC by Schneider Electric nos Iberian Partner Awards 2021 como Portugal Ambassador 2020.