Os CIS Controls como aceleradores de conformidade na cibersegurança

David Grave, Cybersecurity Consultant Claranet Portugal

Na edição de estreia da revista IT Security, David Grave, Cybersecurity Consultant da Claranet, destaca as recomendações do Center for Internet Security (CIS) para enfrentar os desafios de cibersegurança.

O combate aos desafios de cibersegurança mais complexos que afetam hoje as organizações passa pela adoção de práticas atualizadas e uniformizadas, de preferência definidas por entidades globais e independentes. O CIS é uma dessas instituições, cujo trabalho e importância são destacados por David Grave num artigo de opinião publicado na edição de junho da nova revista IT Security.

O Cybersecurity Consultant da Claranet Portugal aborda os chamados CIS Controls, um conjunto de orientações e ações defensivas de cibersegurança, que podem ajudar as organizações a evitar os ataques mais perigosos e disseminados, bem como acelerar o cumprimento de objetivos e metas normativas, regulamentares e políticas.

Claranet - Cybersecurity Red Team

Abordagem holística da segurança

Para David Grave, uma das vantagens dos CIS Controls está no facto de abordarem, de forma transversal, diversas áreas onde a tecnologia é usada numa organização, já que agrupam um total de 171 subcontrolos atuáveis do ponto de vista tecnológico, distribuídos por 20 áreas distintas.

O especialista da Claranet descreve alguns desses subcontrolos, que passam pela inventariação e gestão de ativos, gestão de vulnerabilidades e controlo de privilégios administrativos, até à recolha, monitorização e correlação de logs, recuperação e proteção de dados, bem como testes de intrusão e Red Team.

Outro dos pontos fortes dos CIS Controls reside no facto de poderem ser usados como auxiliares ativos nos processos de cumprimento de normas associadas à conformidade de segurança, incluindo RGPD, ISO 27001, NIST, PCI DSS, FISMA e HIPAA.

Pelas características descritas, David Grave aponta os CIS Controls como “um ponto de partida para reduzir o risco de exposição e mitigar a gravidade da maioria dos tipos de ataque”, por parte das organizações que procuram melhorar a sua postura de segurança e fortalecer as suas defesas contra os vetores de ataque.

in IT Security

Cyber Security