O valor da formação para pessoas e empresas

A formação é, para as organizações, uma oportunidade de promoverem a qualificação dos colaboradores e crescerem em conhecimento e competitividade no mercado. Na Claranet, o sucesso e o futuro constroem-se lado a lado com investimento no talento e na evolução dos colaboradores.

Enquanto um colaborador coloca o seu talento ao serviço da organização e dos seus objetivos estratégicos, a organização deve, também, colocar a sua capacidade de formação ao serviço dos interesses profissionais dos colaboradores.

Esta união de esforços é o que faz a diferença para quem está a iniciar a sua vida profissional ou procura uma nova oportunidade para evoluir na carreira. A vida numa empresa deve ser um percurso constante de crescimento e aprendizagem.

A necessidade contínua de formação

A tecnologia está em permanente evolução e, naturalmente, todos os que com ela convivem no dia a dia sentem uma constante necessidade de atualização de conhecimentos e adaptação a novas ferramentas para se manterem preparados para os novos desafios dos clientes.

Há ainda colaboradores que entram nas empresas com o propósito de trabalhar num projeto ou cliente específico e, neste caso, a formação em contexto profissional é essencial para a adaptação às características do projeto e às ferramentas necessárias.

De forma geral, a evolução profissional dos colaboradores exige frequentemente o desenvolvimento de novas competências, seja em liderança e gestão, seja no aprofundar de conhecimentos técnicos num percurso de especialização profissional. O crescimento ou a mobilidade dos colaboradores dentro da organização, com a mudança de função, equipa ou projeto, podem justificar a criação de um plano de formação de que tanto o colaborador como a empresa vão beneficiar.

Como formar os colaboradores

Grande parte da formação profissional é, atualmente, realizada em regime on-demand e online. Este tipo de formação permite aos colaboradores uma maior adaptação da aprendizagem ao seu dia a dia: podem assistir aos cursos que quiserem, quando e onde quiserem, priorizando os que forem mais relevantes para a sua vida profissional e pessoal. Esta flexibilidade é exatamente o que procuramos para a evolução dos colaboradores na empresa.

Na Claranet, os colaboradores, para além de terem uma plataforma online de formação, têm ainda a vantagem de poderem inscrever-se para completar cursos de formação, workshops ou certificações técnicas, em softwares de marcas parceiras. Sendo a Claranet certificada como entidade formadora, disponibiliza, através da sua área de Training, soluções ajustadas às necessidades dos colaboradores e clientes. Se necessário recorrer a formações externas, estas podem estar contempladas em plano de formação e ser providenciadas pela organização.

A importância da aprendizagem

A importância da aprendizagem é essencialmente um investimento no capital humano e na diferenciação das pessoas. Formá-las é dar-lhes ferramentas para crescerem enquanto profissionais e motivação para se envolverem e ajudarem a empresa a crescer com elas.

Acredito que valorizar a formação dos colaboradores é valorizar o seu papel no sucesso da Claranet. Os colaboradores devem sentir que podem sempre aprender novas aptidões, evoluir em contexto de trabalho e, assim, continuar a progredir na carreira dentro da organização.

Written by Sónia Martins - HR Business Partner

Tem catorze anos de experiência em Recursos Humanos, essencialmente na vertente administrativa, em setores de atividade como a banca, a saúde e a construção. A Sónia assumiu a função de HR Business Partner na Claranet com o desafio de adequar a estratégia de Recursos Humanos às necessidades do negócio e das pessoas, com foco no cliente interno.