
Silvino Glória
Business Applications Director
Claranet Portugal
A resposta aos novos desafios do Workplace passa pelo envolvimento de pessoas, processos e tecnologia. Silvino Glória, Business Applications Director da Claranet, aponta quatro frentes para um Workplace de sucesso.
Num artigo de opinião publicado na edição #37 da revista IT Insight , Silvino Glória abordou o caminho que as novas soluções de Workplace devem seguir neste período pós-pandemia, caracterizado por uma transformação nos modelos de trabalho e nas organizações.
Segundo o representante da Claranet, esse caminho deverá ter sempre em conta os cenários que caracterizaram os anos recentes - a pandemia, o lock-down, o trabalho remoto, a transformação digital ou mesmo a “chip shortage”, por exemplo – mas as abordagens deverão sobretudo ser concretas, complementares e contemplar cenários e desafios esperados a nível global.
A ideia é desenvolver soluções “à prova de futuro”, numa perspetiva de análise aos contextos económicos e sociais em que as organizações se encaixam, com as consequentes transformações esperadas do Workplace.
Silvino Glória defende uma abordagem assente em quatro frentes para se conseguir criar um Workplace de sucesso:
Redesenho de aplicações
O conceito de Rapid Application Development (RAD), associado a ferramentas de Low-code e modelos Agile e DevOps para a criação e disponibilização ágil e de Apps, pode dar respostas mais rápidas às necessidades de negócio ou às novas exigências de colaboração.
Segurança
A (ciber)segurança deverá ser uma prioridade e fazer permanentemente parte dos processos de desenvolvimento das aplicações, mas também dos workflows que envolvem a utilização e a partilha de informação, o uso de software, das infraestruturas e de dispositivos.
Governance
É essencial apostar num modelo de Governance, com a definição e implementação de políticas de acesso, privilégios de utilização ou controlo de workflows com os sistemas de TI, concretizando a sua implementação usando soluções que permitam um controlo efetivo dos sistemas e da informação.
Suporte
Os modelos híbridos de suporte - que incluam recursos online e soluções “self-service”, como Bots, desenvolvidos para contextos específicos ou instruções com várias camadas -, podem fazer toda a diferença face às soluções de suporte tradicionais, garantindo a rápida continuidade das atividades com menor impacto na produtividade dos colaboradores.