O poder da automação da Cloud ao serviço da Cibersegurança

David Grave, Cybersecurity Consultant da Claranet Portugal, fala da importância dos microserviços como parte essencial de uma solução de cibersegurança robusta para a Cloud.

A complexidade associada às aplicações que suportam os serviços online de organizações dos mais variados setores ganhou uma forma de gestão cada vez mais eficiente e protetora dos riscos de cibersegurança anteriormente associados à Cloud.

Em artigo de opinião publicado na edição #30 da revista IT Insight, David Grave defende a implementação de microserviços, recorrendo a containers e à metodologia SecDevOps, como uma das abordagens mais eficazes para garantir toda a gestão dessas soluções na Cloud.

Ao dividirmos estas soluções complexas em conjuntos de microserviços que correm os seus próprios processos em containers isolados, mantendo a integridade dos seus dados e comunicando entre si por API’s, podemos fazer o deploy e a atualização independente e automatizada de partes individuais das aplicações de suporte ao negócio.

Segundo o Cybersecurity Consultant da Claranet, esta estratégia permite escalar rapidamente as operações, implementar e atualizar aplicações cada vez mais complexas, bem como responder rapidamente a funcionalidades requeridas pelo negócio, mantendo elevados padrões de segurança, sem perder flexibilidade e capacidade de usar diferentes tecnologias.

Transparência e automatização

A adoção cada vez maior destas soluções permite fazer uma gestão transparente para o cliente em modelos de Software-as-a-Service (SaaS) ou Containers-as-a-Service (CaaS) e, por consequência, adotar políticas de segurança mais flexíveis e precisas - que podem ser atribuídas até o nível do workload.

Esta granularidade, explica David Grave, “garante que os cibercriminosos encontrarão potencialmente menos vulnerabilidades para explorar, apesar do aumento teórico da superfície de ataque.”

O representante da Claranet defende que este modelo de gestão, no limite, permite fazer o rebuild diário automatizado de um container, o que é verdadeiramente disruptivo do ponto de vista das operações, da cibersegurança e do próprio negócio.

Neste artigo de opinião o especialista em cibersegurança da Claranet defende ainda a necessidade de as organizações adotarem uma abordagem holística na escolha deste tipo de abordagem na Cloud, o que passa pela escolha criteriosa do Service Provider.

In IT Insight

Cyber Security