O papel do onboarding nos novos modelos de trabalho flexível

Para novos modelos de trabalho, novas formas de integrar os colaboradores. O renovado programa de onboarding da Claranet mostra como conciliar as exigências do trabalho híbrido com o bem-estar de quem chega à empresa.

Cândida Marinha - Claranet Portugal

Cândida Marinha
HR Business Partner - Claranet Portugal

Os modelos de trabalho híbrido que as empresas adotaram no período pós-pandémico resultaram em novos desafios na sua relação com os colaboradores e até entre colaboradores.

Se antes da pandemia o processo de onboarding já era importante para promover a integração dos profissionais nas organizações, atualmente passou a ser uma etapa ainda mais relevante para assegurar o bem-estar das pessoas e o sucesso dos projetos em cenários de trabalho flexíveis.

Outros desafios contribuem também para que um renovado processo de onboarding faça ainda mais a diferença no início de uma jornada profissional: a globalização cada vez maior de muitas profissões; a necessidade premente de reter talento em muitas áreas de atividade; o gap geracional entre colaboradores da mesma empresa, que possuem diferentes objetivos profissionais; e a necessidade cada vez maior das organizações melhorarem a sua capacidade de resposta a contextos adversos.

O verdadeiro papel do Onboarding

Podemos facilmente identificar quatro vantagens principais que justificam a adoção de um programa de onboarding nas organizações:

Ansiedade inicial

Redução da ansiedade inicial:

Além de conhecer os colegas com quem irá lidar mais diretamente, durante o onboarding o novo colaborador tem a oportunidade de clarificar a visão e os valores da organização onde inicia a sua nova etapa profissional, entender aquilo que é esperado de si e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento interno;

Satisfação

Aumento da satisfação:

Nesta sessão é estabelecida uma base para a satisfação e identificação do novo colaborador com a empresa, as condições e os objetivos que lhe são propostos;

Bom desempenho

Melhoria do desempenho:

Quando o novo colaborador compreende o que é esperado da sua função e qual é a cultura da empresa, a ambiguidade é reduzida e o seu desempenho melhora;

Talento

Retenção de talento:

Ao sentir-se integrado e alinhado com a empresa desde o início, a probabilidade de um novo colaborador aceitar outras oportunidades de trabalho é mais reduzida.

Alguns dados de mercado reforçam a importância desta etapa no processo de integração dos profissionais e no seu sucesso operacional: de acordo com um estudo da empresa de software de recrutamento Workable, as empresas que implementarem um programa formal de onboarding poderão conseguir uma taxa de retenção acima de 50% entre os novos colaboradores e 62% de mais produtividade entre o mesmo grupo.

Por outro lado, um relatório recente da Gallup indica que os profissionais com uma experiência de integração positiva possuem quase três vezes mais hipóteses de se sentirem preparados para desempenhar a sua função, ganhando confiança e capacidade de desempenho.

Amazing Journey by Claranet

Amazing Journey by Claranet

O renovado programa de onboarding da Claranet – denominado The Amazing Journey - tem em conta os modelos de trabalho híbrido e flexível em vigor na empresa. Reflexo da importância de se fazer uma boa receção aos colegas nesta nova viagem, suficientemente esclarecedora para que se sintam confortáveis com o trabalho presencial e remoto, mas que fomente também o contacto presencial com os outros colaboradores.

O programa tem início no primeiro dia através de uma sessão dos Recursos Humanos que inclui a entrega do Kit Newbie, seguida pelo acompanhamento do plano de integração por parte do manager e da respetiva equipa.

Uma vez que, com a política de trabalho flexível da Claranet, existem colegas que só se conhecem à distância, de dois em dois meses é realizado um Space Camp, que reúne todos os novos colaboradores no auditório da empresa. Nessa altura todos têm a oportunidade de ouvir o Managing Director e outros convidados da empresa, de se conhecer entre si e entrar na cultura colaborativa da Claranet.

Tal como os próprios modelos de trabalho se adaptam e reinventam para responder a novos desafios e necessidades, também as sessões de onboarding devem refletir essa dinâmica. Por essa razão procuramos também ouvir as sugestões dos novos colaboradores que vão entrando na Claranet, com o objetivo de ir ajustando o programa The Amazing Journey às necessidades identificadas, tornando o onboarding mais eficaz à realidade do trabalho flexível.

Written by Cândida Marinha - HR Business Partner

Com nove anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos, Cândida Marinha tem atuado nas áreas de Consultoria, Aviação e Tecnologias da Informação.

Enquanto HR Business Partner na Claranet trabalha em parceria com os managers e demais colaboradores, com o objetivo de adequar a estratégia de RH às necessidades de negócio e das pessoas, em temas como onboarding, desenvolvimento de carreiras ou desempenho. Enquanto Psicóloga os seus interesses de investigação incidem sobre a liderança e gestão da mudança nas organizações.