O novo fôlego do mundo on-premises

Hugo Marques - Claranet Portugal

Hugo Marques
Business Developer - Claranet Portugal

Como podem as organizações assegurar as vantagens da Cloud numa infraestrutura “on-prem”?

A aquisição de soluções tecnológicas no modelo de “as-a-service” tem assumido um papel cada vez mais relevante na totalidade dos investimentos realizados pelas organizações. Diria até, com bastante certeza, que hoje em dia conseguimos responder a quase todas as necessidades tecnológicas empresariais com alguma modalidade de “as-a-service” e estaremos mesmo a chegar a um modelo do tipo “everything-as-a-service”.

Apesar deste caminho de sucesso que a Cloud tem feito nas suas mais variadas formas, a discussão que envolve o tema “Cloud Pública vs On-prem” está longe de ser unânime ou um tema fechado.

Se para organizações sem legacy (nascidas na Cloud) a Cloud Pública será o mais normal, desejável ou a melhor decisão de negócio, já para organizações com uma história maior, outros tipos de questões se colocam no momento de optar entre um ou outro modelo.

As mais-valias que uma Cloud Pública pode trazer aos negócios são, sem dúvida, enormes - disponibilidade imediata dos recursos que necessitamos, capacidade crescimento imediato, bem como possibilidade de consumir computação, armazenamento, redes, virtualização, os mais variados software, backups e segurança, de uma forma praticamente instantânea.

Claranet - Inteligência Artificial

Toda esta flexibilidade e capacidade infinitas têm custos ou desafios tecnológicos, pelo que o caminho mais acertado passa claramente por soluções híbridas, algo suportado pelos vários fabricantes que atuam neste mercado. Se numa fase inicial desta jornada eram exclusivamente os fabricantes tradicionais, hoje em dia também já temos os hyperscalers dominantes a defender que o caminho é híbrido.

 

Solução híbrida

É precisamente neste ponto que o HPE Greenlake vem revolucionar a forma de consumir TI, ao dar às organizações a possibilidade de criar uma verdadeira Cloud híbrida – instalada “em casa do cliente” – em modelo pay-as-you-go e sem os trade-off que outros modelos obrigam.

Trata-se de um modelo de serviço altamente diferenciador, que permite a cada organização ter uma verdadeira experiência de Cloud, mas “on-prem”. Basta escolher os workloads necessários, aprovisionados numa infraestrutura de computação, armazenamento, backups, redes e software desenhado à medida, complementados com serviços profissionais, pagos em mensalidades ajustadas à utilização de cada empresa (por servidor, por VM, por core, por GB de RAM, por GB de storage, por porta ou por AP).

Toda a infraestrutura necessária para utilizar esta solução é instalada no datacenter utilizado pela organização, com o sizing adequado ao primeiro dia do projeto. É possível contar com um buffer de capacidade instalada, para resposta imediata a workloads inesperados, sem o tradicional overprovisioning a pesar nos custos iniciais e sem utilização.

Claranet - HPE Greenlake

Neste contexto, através de um portal dedicado, o cliente tem acesso a todos os indicadores que o HPE Cloud Cruiser mede diariamente, transforma em dashboards intuitivos e KPI’s, permitindo alocar custos aos vários departamentos ou negócios. De resto, a capacidade de comparação e movimentação de workloads não se limita às infraestruturas on-prem, mas igualmente às subscrições de Cloud híbrida puras.

A Claranet, enquanto parceiro com maior número de implementações de HPE GreenLake em Portugal, apresenta-se como o provider certo e pronto a ajudar nesta jornada pelo mundo do Infrastructure-as-a-Service - disponível em modelo on-prem.

Written by Hugo Marques - Business Developer - Technology

Com mais de 15 anos de experiência no mercado das TI, Hugo Marques possui um percurso profissional em empresas relevantes no setor, onde tem desempenhado funções ligadas às vendas e à gestão de equipas, com foco no Cliente e na sua jornada de transformação.

Com formação base na área de Gestão, têm complementado o seu caminho com diversas formações e certificações nas áreas de competência desenvolvidas.