O lado (cada vez mais) híbrido da Cloud

Valter Fernando - Claranet Portugal

Valter Fernando
Senior Business Developer - Enterprise Technology
Claranet Portugal

O contexto de incerteza global que envolve as organizações pede soluções e sistemas de TI cada vez mais flexíveis e escaláveis. As Infraestruturas Híbridas podem ser uma das respostas.

A pandemia fez-nos ver o mundo de maneira diferente e perceber que tudo pode acontecer quando menos se espera. Face a essas incertezas (que realmente não imaginaríamos há algum tempo), tornou-se cada vez mais necessário apostar na colaboração como forma de as organizações manterem as suas operações durante os períodos mais conturbados e de contingência.

É hoje evidente que a digitalização da atividade empresarial, para além da eficiência e transformação que proporciona, é profundamente essencial para a continuidade dos negócios. E que a transformação digital significa muito mais do que apenas migrar infraestruturas on-premisses para a Cloud.

Na verdade, torna-se também necessário introduzir alterações que transformem as empresas em organizações eficientes, que não tenham medo de experimentar e que consigam aprender depressa e escalar ideias que façam sentido perseguir.

Como nos podemos adaptar?

Numa fase em que vivemos a era do “mobile first”, as infraestruturas de IT, de operação e até os produtos são desenhados de forma a ser flexíveis e eficientes, ultrapassando a incapacidade de escalonamento que anteriormente ameaçava destruir os negócios que não se adaptassem.

Claranet - Hybrid Cloud

As políticas de teletrabalho, a automação e a priorização de tarefas estão inevitavelmente servir de trigger para reforçar as mudanças necessárias e tornar-se-ão na nova norma. Neste cenário, o conceito de Hybrid Cloud poderá assumir desde já o protagonismo de um processo de transformação digital há muito identificado no horizonte, servindo de linha que as organizações terão de cruzar para entrar na nova era digital.

Apesar de o foco estar hoje totalmente na Cloud Pública, quando falamos em Hybrid Cloud falamos exatamente da capacidade de as organizações poderem estender, de forma dinâmica, as suas infraestruturas, plataformas e aplicações, à medida das necessidades. Esse crescimento pode ser feito utilizando todos os recursos IT já ao nosso dispor em modo de serviços, sejam infraestruturas On-Premises, de Cloud Privada, Pública, ou até modelos de Edge Computing, fortemente alavancados em Cloud Computing.

Hoje, sem plataformas colaborativas, acesso contínuo aos dados e a capacidade elástica e dinâmica da alocação de recursos, as organizações já não colocam em causa apenas a sua eficiência, mas sim o seu negócio. Correndo riscos muito altos. Importa assim expandir os respetivos recursos, por forma a conseguirem dar resposta rápida ao que, inevitavelmente, é imprevisível.

Vantagens e exemplos da utilização de infraestruturas híbridas

Se as tecnologias de Cloud vieram revolucionar as TI de uma forma transversal a diferentes mercados, tipo de utilizadores e âmbito de utilização, para várias organizações o caminho passa pela aposta nas plataformas híbridas, graças sobretudo a quatro características complementares:

Claranet - Hybrid Cloud
1. Permite a combinação de recursos

Uma das grandes vantagens do modelo de infraestrutura híbrida, é exatamente combinar vários tipos de recursos. Ao optar por este modelo, a empresa consegue garantir a versatilidade e maleabilidade de um sistema na Cloud, somado a confiança e segurança de um data center on-premises. As diferentes formas que existem para conjugar estes dois elementos garantem a capacidade de personalização e adaptação às necessidades específicas de cada negócio.

2. Aumenta a segurança da informação

Uma das razões que levam as empresas a optar pelo ambiente híbrido é justamente a necessidade de manter controlo e segurança da sua infraestrutura e dados. Desta forma conseguem manter mais perto os dados mais sensíveis do negócio.

3. Promove mais mobilidade aos utilizadores

É possível trazer maior mobilidade aos utilizadores, particularmente no que se refere a trabalho remoto, com melhor acesso aos dados produtivos. É assim possível manter os dados core em infraestrutura on-premisses, criando condições para o acesso remoto.

4. Valor estratégico

Com a utilização de um sistema híbrido os recursos internos de TI não necessitam de se ocupar com tarefas e rotinas passíveis de automatização, direcionando-os para outras necessidades que sejam mais importantes ao desenvolvimento do negócio.

O contexto pandémico trouxe a incerteza a muitos negócios, mas também um abrandamento brusco a inúmeras atividades. A transformação digital é parte da receita para resolver os novos desafios que se colocam às empresas.

Written by Valter Fernando - Senior Business Developer - Enterprise Technology

Com mais de 15 anos de experiência na área das IT, Valter Fernando possui background em vendas e consultoria, principalmente na área de soluções tecnológicas de Datacenter e Cloud.
É desde setembro de 2020 Senior Business Developer na área de Enterprise IT na Claranet Portugal.
Além de várias certificações em IT, possui uma Pós-graduação em Gestão de Empresas pela AESE, Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA e Mestrado Integrado na Universidade de Lisboa.