O impacto da virtualização do desktop no novo modelo de Workplace

As infraestruturas de desktop virtual garantem aos colaboradores formas mais ágeis de se ligarem à plataforma de TI da sua organização, reforçando a mobilidade e a segurança no acesso à informação.

Com aumento exponencial do trabalho em modo remoto a nível global, as Infraestruturas de Desktop Virtual (VDI) ganharam uma nova importância entre as soluções que fornecem às organizações ferramentas digitais para assegurar a continuidade das suas operações em contextos adversos.

Ao permitirem que os colaboradores acedam à plataforma de TI e à informação corporativa das suas organizações, a partir de qualquer dispositivo e localização, estas infraestruturas acabam por funcionar como uma extensão digital do Workplace, assegurando níveis de produtividade semelhantes, ou mesmo superiores, aos do trabalho em ambiente de escritório.

As soluções de VDI podem hoje ser usadas em qualquer setor de atividade que exija acessos remotos – vendas, operacionais, distribuição, educação, saúde e/ou teletrabalho – qualquer que seja o seu tipo.

Cerca de um ano desde o início da pandemia, muitas empresas têm ainda dificuldades em adotar rapidamente práticas de trabalho remoto, gerir os custos associados a períodos de incerteza económica, bem como disponibilizar acesso seguro a dados críticos e sensíveis de negócio. Um cenário que poderá mudar rapidamente com a virtualização dos postos de trabalho.

Solução de futuro... no presente

É seguro dizer que o futuro do Workplace passa pelas soluções de VDI, fundamentalmente, por quatro ordens de razões:

  • Simplicidade, performance e segurança - As infraestruturas VDI integram soluções modernas, de fácil implementação e gestão, que potenciam uma maior produtividade neste novo ambiente colaborativo;
  • Colaboração remota - O trabalho remoto é uma realidade que está cada vez mais presente na estratégia operacional das empresas. O VDI possibilita um acesso seguro ao ambiente corporativo, centralizando e simplificando a gestão.
  • Segurança e conformidade - Permite dissipar as preocupações de gerir os postos de trabalho individualmente, garantindo que os sistemas que acedem à informação crítica de negócio estão atualizados e seguros.
  • Escalabilidade pay-as-you-go - Solução com possibilidade de ser subscrita em modelo as-a-Service e que acompanhará o crescimento da organização, sem necessidade de adquirir e pagar à cabeça infraestrutura que não necessita no momento.

A boa notícia é que estas soluções de futuro podem já hoje ser adotadas por organizações de qualquer dimensão, aproveitando o elevado nível de customização que as tecnologias utilizadas permitem – implementação rápida, design modular, acessos seguros e soluções usadas como um serviço.

Como escolher uma solução de VDI

A escolha de uma solução de VDI está facilitada pela flexibilidade de adaptação que as tecnologias usadas permitem fazer em cada caso concreto.

Numa primeira fase há que identificar os requisitos específicos de cada caso, definindo os Workloads, o profiling dos utilizadores e as respetivas necessidades; de seguida é importante avaliar o desempenho pretendido, usando uma solução validada pelos standards de mercado; e, por fim, há que implementar uma infraestrutura adequada aos casos identificados, adotando uma tecnologia que cimente as fundações necessárias ao crescimento pretendido.

Tão importante como a tecnologia é a escolha do parceiro para a execução do assessment das necessidades concretas do negócio - atuais e futuras -, bem como a escolha das soluções mais adequadas à virtualização de cada posto de trabalho.

E neste contexto, é essencial obter um olhar transversal sobre as várias tecnologias possíveis de aplicar em cada departamento e unidade de negócio dentro de uma organização. Desta forma, a virtualização do desktop poderá fazer toda a diferença na continuidade das operações, independentemente do contexto em que estiverem inseridas.

Digital Workplace

Written by Rui Caeiro - Engineering Manager Enterprise Services

Rui has more than 20 years of solid experience with extensive knowledge of the IT industry and deep understanding of critical business drivers. His work reveals a proven track record in leading high-performance teams and helping customers achieving success in their digital transformation journey.