O despontar dos “Portais 4.0"

Uma nova geração de portais Web aproveita o potencial das ferramentas Low-code / No-code para aproximar as organizações, clientes e stakeholders e acelerar os negócios.

Nas duas últimas décadas o conceito de portal Web evoluiu de forma significativa: de simples agregadores de informação e de alguns serviços através da Internet, tornaram-se em verdadeiras portas de entrada para clientes e parceiros, nas quais as organizações concentram conteúdos institucionais, serviços online com diferentes níveis de acesso, simuladores, áreas reservadas (Extranet) e o acesso a aplicações.

Em paralelo, no atual conceito de portal cabem ainda acessos a workflows de colaboração, de gestão de equipas ou de gestão de informação interna (Intranet), tudo integrado com ferramentas de produtividade online em plataformas de Cloud, agregando uma série de áreas de negócio como sales, customer service, field service, remote assist ou human resources, dependendo do tipo de organização.

Managed Network

Mais do que nunca, esta nova realidade dos “Portais 4.0" vem trazer e promover o Low Code / No Code e a interligação de diversas áreas das organizações, aproximando as pessoas das mais diversas competências na organização. Como resultado, torna os portais em plataformas de colaboração e de aceleração do negócio, aptos inclusive a servir como fonte de informação analítica sobre os diferentes tipos de utilização, feito por diferentes tipos de utilizadores.

O trunfo do Low-code / No-code

Se o tipo de serviços e funcionalidades a incluir num portal de nova geração depende, em grande medida, do tipo de atividade e dos objetivos da organização, algumas características são hoje essenciais para criar uma solução deste género voltada para o futuro.

Neste contexto, destacamos:

Applications development
  • Disponibilização de vários layers de informação, com diferentes níveis de acesso;
  • Diferentes áreas de acesso - colaboradores, parceiros, clientes e visitantes;
  • Suporte a vários tipos e níveis de autenticação;
  • Integração de várias áreas da organização, com diferentes ferramentas - ERP, CRM, Intranet, etc.;
  • Interligação com ferramentas colaborativas, suites de produtividade e armazenamento online;
  • Suporte a diferentes devices – desktops, tablets, smartphones e equipamentos disruptivos;

Managed Network

Olhando para as principais características associadas a um “Portal 4.0”, torna-se também altamente recomendável usar tecnologias e ferramentas Low-code e No-code, como forma de potenciar a agilidade e a rapidez nos processos de criação, desenvolvimento e atualização.

Se essa velocidade é crítica para acompanhar as dinâmicas das organizações, num mercado cada vez mais global e de contextos incertos, a utilização deste tipo de tecnologias permite também que esses processos não sejam exclusivos dos Developers tradicionais, permitido que outros profissionais, com skills para realizar essas tarefas, o possam fazer.

Tal permite não só responder mais rapidamente aos processos de negócio, como ultrapassar a escassez crónica de programadores e de profissionais de desenvolvimento no mercado, que pode dar origem a aumentos de custos e a timings de entrega mais lentos.

Do PowerApps Portals… à Outsystems

Claranet - Infografias - Workplace

Using MS Power Platform
to automate invoice management

Ver Infografia

Incluído na solução MS Power Platform como componente da ferramenta PowerApps, o PowerApps Portals junta o conceito e as vantagens do desenvolvimento Low-code / No-code à ideia de muita colaboração, muita rapidez e um time-to-market rápido.

Ao estar associado ao ecossistema de aplicações de desenvolvimento e colaboração da Microsoft, o Portals potencia a criação de portais com capacidade de integração com ferramentas colaborativas como o Teams, suites de produtividade como o M365 e serviços de storage em Cloud como o One Drive, a que se poderá juntar o Sharepoint Online como aglutinador das várias componentes do portal, entre outras soluções.

A utilização desta ferramenta da Microsoft para a criação de uma nova geração de portais corporativos beneficia ainda das vantagens de licenciamento associadas às várias suites do fabricante – incluindo a disponibilização de ID a utilizadores externos, sem necessidade de criarem contas M365.

Além da natural vantagem de usar ferramentas inseridas no mesmo ecossistema de aplicações, como é o caso do Portals com a Microsoft, o paradigma dos “Portais 4.0” pode ser concretizado com recurso a outras plataformas de desenvolvimento Low-code / No-code.

Da OutSystems às soluções OpenSource, a Claranet possui uma ampla experiência e elevado know-how para garantir o desenvolvimento de portais Internet, Intranet ou Extranet de nova geração , com foco na implementação de ambientes de colaboração de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Written by Miguel Macedo - Business Applications Manager

Miguel Macedo é profissional de engenharia informática, com competências e experiência em funções de responsabilidade e liderança nas vertentes de desenvolvimento e manutenção de projetos de Sistemas de Informação, em especial na área de portais, Web Applications e bases de dados, para clientes nacionais e internacionais.

Possui formações e certificações nas principais áreas de competências, nomeadamente Microsoft Sharepoint e OutSystems.

Written by Pedro Mourão Martins - Solution Architect

Pedro Mourão Martins é Solution Architect na Claranet Portugal, centrando o seu trabalho como Business Applications Expert to Microsoft Technologies.

Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções, trabalhou nas áreas de Web Commerce, Finance, Digital Television, Ticketing Systems e Analysis & Competitiveness.