O desafio de migrar SAP para Public Cloud

A Cloud deixou de ser uma simples aspiração para se tornar numa expectativa para muitos decisores. Os processos de migração deixados em stand-by e colocados no fundo da lista de prioridades em várias empresas estão, agora, a borbulhar à superfície e a pressionar as organizações para que passem a usar a Cloud.

Considerando que a reação inicial à Covid-19 foi fazer uma pausa e refletir sobre as próximas etapas da tranformação digital, muitas organizações estão agora a acelerar o seu planeamento para um futuro próximo. Compreensivelmente, haverá sempre alguma hesitação e questões a necessitarem de resposta:

  • Que ambiente SAP existente deverá ser usado?
  • Devemos criar ambientes paralelos para a fase de projeto?
  • E em relação às fases de testes, desenvolvimento e não-produção?
  • Será que temos internamente as skills certas?
  • Será o nosso atual servidor de produção suficiente para as necessidades de negócio futuras?

Os níveis de maturidade que associamos às plataformas Cloud poderão ajudar a responder a todas estas questões, permitindo aos decisores reduzir a distância para a concorrência. Muitas empresas estão já a ganhar vantagem utilizando serviços nativos da Cloud para aceder aos seus dados e aplicações, e estão também a inovar, definindo estratégias concretas que impulsionam o crescimento das receitas (associando data analytics, machine learning ou Inteligência Artificial).

É verdade que o alargamento dos prazos de manutenção e opções de suporte para SAP Business Suite até 2030 deram algum espaço para as empresas respirarem, fazendo com que o trabalho direto com a SAP continue a ser uma ótima opção. E, claro, se uma organização pode fazer uso de uma solução SaaS "pronta a usar", por que não fazê-lo? No entanto, muitas organizações começam a perceber que o modelo SaaS não permite a refatoração das suas integrações e customizações, pelo que dificilmente uma única receita servirá todas as necessidades.

A mudança inicial para a Cloud é, assim, uma grande oportunidade para trabalhar com um parceiro, seja no processo de refatoração, na redução do débito técnico, na "limpeza" da infraestrutura ou na otimização dos custos. Uma migração rápida de aplicações SAP existentes para Public Cloud pode reduzir os custos de infraestruturas em até 30-50%, libertando fundos para reinvestir nas iniciativas diretas de crescimento do negócio.

É importante contar com a experiência de um parceiro para migrar os workloads SAP e integrá-los com as principais aplicações de negócios existentes. Disponibilizar os processos de negócio SAP simplificados numa base de dados de alto desempenho revela, realmente, o melhor da sua funcionalidade digital.

Claranet - CCP for SAP HANA

O parceiro escolhido deverá ter experiência na infraestrutura subjacente e, igualmente importante, usar processos de automação e ferramentas otimizadas na Cloud para fornecer o melhor desempenho e o serviço mais fiável. A experiência em engenharia de dados é, também, fundamental para ajudar as empresas a extrair mais valor dos seus dados SAP. E o mesmo parceiro deverá, no mínimo, ter capacidade para oferecer uma gestão 24/7 da infraestrutura, da base de dados associada e da camada de aplicações SAP, tudo fornecido com Managed Services apoiados nos melhores Service Level Agreements (SLAs) do setor.

Trabalhar com parceiros é fundamental para, identificar um caminho estruturado de migração e, uma vez na Cloud, conseguir um serviço com um funcionamento perfeito. À medida que as organizações migram os seus workloads SAP para Cloud, procuram também serviços especializados em ambos os domínios, bem como serviços geridos que lhes permitam alcançar todos os beneficios da Cloud e ajudem a identificar oportunidades de crescimento.

Perante a expectativa que a Cloud está a criar nos decisores, as muitas questões que surgem sobre as vantagens de migração para a Cloud podem ser esclarecidas com uma única resposta: a Cloud é definitivamente, a plataforma de futuro para correr ambientes SAP. Basta encontrar o parceiro certo!

CCP para SAP HANA