MS Dataverse: seis razões para melhorar a gestão de dados

Ticiana Capris, CRM Consultant - Claranet Portugal

Ticiana Capris, CRM Consultant
Claranet Portugal

O desenvolvimento de apps nas soluções de CRM permite melhorar a forma como as empresas se relacionam com os clientes. A plataforma de gestão de dados Dataverse tem uma palavra a dizer neste contexto.

Um dos principais benefícios do desenvolvimento de apps em soluções de Customer Relationship Management (CRM) é a capacidade de personalizar a experiência do cliente.

A partir desta personalização, as empresas conseguem fornecer aos clientes informações e ofertas mais relevantes, ao mesmo tempo que melhoram a eficiência operacional das equipas comerciais e de atendimento.

Outra vantagem associada ao desenvolvimento de Apps em ferramentas de CRM é a integração com outras plataformas e tecnologias. Ao fazê-lo, as organizações conseguem melhorar a sua análise de dados, automatizar processos e, como resultado, melhorar a experiência dos seus clientes.

As plataformas de gestão centralizada de dados na Web, como o Microsoft Dataverse, desempenham um papel fundamental nestes processos, ao permitir o armazenamento e a gestão dinâmica de grandes volumes de dados, de forma segura e eficiente, bem como a personalização das plataformas através da criação de Apps.

Ecossistema Microsoft

Com várias vantagens em relação a outras soluções de gestão de dados, a Dataverse é uma escolha popular para empresas de todas as dimensões e setores. O facto de estar integrada na solução MS Power Platform - que inclui ferramentas como o Power BI, Power Apps, Power Automate e o Power Virtual Agent - permite criar aplicações personalizadas, relatórios e fluxos de trabalho automatizados, que ajudam as organizações a tomar decisões mais informadas e a melhorar a sua eficiência operacional.

Das inúmeras vantagens associadas a esta plataforma, destacamos seis que melhoram, de forma significativa, a eficiência operacional, a segurança e a rentabilização do investimento:

Integração

Uma das principais vantagens da Dataverse é exatamente a facilidade de integração com outras ferramentas e sistemas. A plataforma oferece opções mais avançadas de conectores e APIs do que as soluções de gestão de dados concorrentes - e a integração no Power Platform significa que as organizações podem aproveitar ainda mais as capacidades destas ferramentas.

A plataforma inclui uma grande variedade de integrações pré-construídas – com destaque para o Office 365 e o SharePoint -, além de uma série de conectores disponíveis para soluções como o Dynamics 365, o Salesforce, o SharePoint e o Mailchimp, entre outras.

Integração

É também possível criar conectores personalizados usando o Power Automate, para que as empresas integrem facilmente outras ferramentas e sistemas com a Dataverse.

Como exemplo, imagine uma empresa que utiliza diferentes plataformas de marketing, como o Mailchimp e o Salesforce, e que pretende integrar os dados dessas plataformas para realizar campanhas mais eficazes. Com o Power Automate consegue-se criar conectores personalizados para integrar essas plataformas e sincronizar os dados automaticamente. Isto permite que a empresa obtenha uma visão mais completa dos seus dados de marketing e tome decisões mais informadas.

Applications Development

Desempenho

Quando comparada com outras plataformas de gestão de dados, a Dataverse oferece um desempenho excecional.

O conector Microsoft Dataverse é uma das ferramentas integradas na plataforma que permite aceder e gerir os dados armazenados na instância da Dataverse. Quando se utiliza esse conector para aceder a um ambiente, as solicitações de dados são direcionadas diretamente para a instância da plataforma Dataverse, sem passar pela gestão de API. Isso significa que as chamadas de dados são muito mais rápidas.

Por outro lado, a Dataverse oferece recursos para melhorar o desempenho das aplicações que utilizam a plataforma, incluindo a visualização lógica das entidades com joins/filtragem. Esses elementos são utilizados na modelagem de dados e permitem a criação de relações entre as entidades e a filtragem de dados de forma mais eficiente. Em termos práticos, isto ajuda a melhorar o desempenho das aplicações ao reduzir operações extra e a transmissão de dados desnecessários.

Personalização

A Dataverse é uma plataforma de gestão de dados que oferece soluções personalizadas para as necessidades específicas de uma organização. Por exemplo, uma empresa de construção pode criar uma aplicação personalizada para gerir projetos, enquanto uma empresa de vendas pode gerir os contactos de clientes e as oportunidades de vendas com a ajuda de plugins e workflows para automatizar processos.

Personalização

Da mesma forma, uma empresa de serviços financeiros consegue criar workflows para automatizar processos de cobrança e utilizar plugins para criar campos personalizados com informações adicionais - como histórico de pagamentos ou informações bancárias dos clientes, por exemplo.

Segurança

Segurança

A Dataverse é altamente segura na proteção dos dados das organizações. Quando usado o sistema de autenticação Microsoft Azure Active Directory, ou Azure AD, os controlos de autenticação e licenciamento garantem que a informação sensível só será acedida por utilizadores autorizados.

Por outro lado, é possível definir permissões de acesso aos dados de acordo com o título ou função de cada colaborador, assegurando que apenas os utilizadores certos têm acesso a determinadas informações.

Uma empresa de serviços financeiros que necessite de garantir a segurança de informações confidenciais dos clientes poderá beneficiar das opções avançadas de segurança da Dataverse – algo especialmente importante em setores altamente regulamentados, onde a segurança e a privacidade dos dados é uma prioridade absoluta.

Escalabilidade

Esta ferramenta de gestão e dados da Microsoft é capaz de lidar com elevadas quantidades de dados sem comprometer o desempenho de um sistema, permitindo a realização de análises mais avançadas e detalhadas. Esta capacidade é especialmente importante em setores como o retalho, onde o volume de dados pode ser extremamente elevado e a capacidade de os processar muito rapidamente fazer toda a diferença.

Escalabilidade

Neste tipo de contextos, a plataforma suporta uma grande variedade de tipos de dados, incluindo números, texto, data, hora, imagens, entre outros, o que significa que as organizações, independentemente do seu tamanho ou complexidade, podem facilmente armazenar e gerir, no mesmo sistema, diferentes tipos de dados relevantes para as suas operações.

Delegação

Delegação

A Dataverse oferece opções avançadas de delegação, que basicamente vão substituir o utilizador na realização dos cálculos e análises mais complexos aos dados essenciais para o negócio. Desta forma, as organizações podem concentrar a sua ação na utilização mais eficaz das informações obtidas a partir desses dados, criando inclusive regras de negócio personalizadas e automatizando processos.

A partir desta capacidade os profissionais podem concentrar-se em tarefas mais importantes, independentemente do setor de atividade em que atuam.

Imagine, por exemplo, um hospital que pretende analisar os dados dos seus pacientes para identificar padrões que possam ajudar a prever doenças cardíacas. Esse hospital tem um grande volume de dados dos pacientes - como idade, peso, histórico médico, pressão arterial, níveis de colesterol e outros fatores de risco – e a plataforma Dataverse poderá processar esses dados com mais eficiência e precisão.

Assim, os profissionais de saúde conseguem obter diagnósticos mais precisos para tomar decisões mais informadas e, com elas, chegar a tratamentos mais eficazes.

Sem a opção de delegação, os profissionais da clínica teriam de criar e gerir um sistema complexo para processar e analisar todos esses dados. Isso exigiria conhecimentos técnicos específicos e exigiria mais tempo e recursos…

A plataforma MS Dataverse é assim uma solução de gestão de dados eficiente, dinâmica, segura e altamente personalizável, que pode ser facilmente integrada com outras ferramentas e sistemas.

Com o apoio da Claranet, as organizações podem implementar esta solução de forma rápida e fácil, com a certeza de que todos os benefícios da plataforma são potenciados.

Seja no contexto de uma start-up ou de uma grande corporação, a solução de gestão de dados da Claranet sobre Dataverse tem as ferramentas necessárias para que o processo seja concretizado com sucesso.

Written by Ticiana Capris - Consultant

Ticiana Capris é Consultant na Claranet Portugal e trabalha no desenvolvimento de software.

Formada em Direito pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, Brasil, é experiente em consultoria e desenvolvimento de soluções de IT, e tem baseado o seu trabalho em projetos em que aplica os seus conhecimentos em ReactJS, LowCode, Dynamics 365 e .NET, bem como várias certificações na área tecnológica, incluindo PL 100, PL 200 e PL 900.

Antes de se juntar à Claranet, Ticiana trabalhou em empresas de TI nacionais e internacionais, tendo participado ativamente em projetos de multidisciplinaridade tecnológica.