Mobilidade com mais produtividade: uma questão de escolha

Claranet - Fernando Teixeira, Digital Connectivity Manager

Fernando Teixeira, DCN Manager Claranet Portugal

Fernando Teixeira, Digital Connectivity (DCN) Manager da Claranet Portugal, explica como é possível aumentar a produtividade em cenários de mobilidade geográfica dos colaboradores.

As necessidades de mobilidade geradas pelo contexto pandémico acabaram por gerar novas oportunidades aos profissionais e às empresas, quer ao nível de recrutamento, quer em relação à redução de custos e ao aumento da eficiência dos postos de trabalho.

A ideia é explicada por Fernando Teixeira num artigo de opinião publicado na revista IT Channel de setembro, na qual o DCN Manager da Claranet Portugal destaca as principais tecnologias e tendências que permitem consolidar modelos de mobilidade no trabalho e aumentar a produtividade.

A primeira ideia defendida pelo representante da Claranet está associada à escolha criteriosa dos dispositivos e tipo de ligações mais indicadas para cada contexto de trabalho, essencial para potenciar a tecnologia adotada.

Pretende-se que as organizações garantam apoio de serviços de consultoria especializados para concretizar essa escolha, bem como para definir modelos de disponibilização de equipamentos - BYOD (Bring Your Own Device), CYOD (Choose Your Own Device) e COPE (Company Owned Personally Enable) – e o respetivo modo de aquisição (Daas e PCaas, entre outros).

Para Fernando Teixeira:

De todos os modelos, o BYOD é o que permite maior flexibilidade para as organizações, mas também é o que acarreta maiores riscos em termos de segurança.

Universo sem fios

O representante da Claranet fala também da importância das comunicações sem fios nos processos de mobilidade e de trabalho remoto, sem esquecer as questões de segurança dos acessos:

Claranet - Digital Connectivity
  • Integração do Wi-Fi6E com o 5G para comunicações mais rápidas, seguras e isentas de interferências;
  • Processos de autenticação baseados no cartão SIM (Subscriber Identity Module);
  • Soluções emergentes como SD-WAN e SD-Branch, para acessos seguros baseados em técnicas de encriptação;
  • E a utilização da tecnologia de VPN como plataforma simples e segura.

Para Fernando Teixeira, as organizações deverão estar atentas “aos novos modelos de negócio e aos portfólios dos fabricantes e integradores”, de forma a encontrar as soluções de mobilidade mais eficientes e duradouras para a continuidade das suas operações.

in IT Channel

Connectivity