Mixed-reality dá energia à Sustentabilidade

Industry - Energy

A sustentabilidade é uma prioridade no setor da Energia e o principal drive para o investimento na inovação tecnológica. A mixed reality (ou realidade mista), suportada por equipamentos como Microsoft HoloLens 2 e aplicações colaborativas, imprime uma nova experiência de interação e colaboração que está a revolucionar os processos industriais e a competitividade das empresas, num contexto ambiental cada vez mais desafiante.

As economias globais enfrentam uma potencial crise energética relacionada com a crescente procura de energia, a escassez da mesma e o impacto ambiental decorrente da utilização de combustíveis fósseis. A indústria da Energia terá de procurar adaptar-se às necessidades das sociedades do futuro e investir em tecnologia que lhe permita ser mais inovadora, eficiente e sustentável.

A transição energética para a neutralidade carbónica, com a condicionante das alterações climáticas e das ameaças de cibersegurança, é a principal preocupação das organizações do setor energético. Esta busca pela sustentabilidade e eficiência nas várias fases do processo – produção, transporte, distribuição e consumo de energia – deve orientar as prioridades para a transformação digital do setor em 2023, privilegiando soluções associadas ao conceito de climate tech (tecnologia especificamente orientada à redução de emissões de gases e à minimização do impacto das alterações climáticas).

Já com o surgimento da pandemia de Covid-19 assistimos ao acelerar de alguns pontos de inovação e adoção tecnológica, devido à limitação de deslocação e à necessidade de trabalho remoto, que levaram as empresas e as pessoas a transformar a sua forma de colaborar. Estas soluções, aplicadas de forma inevitável nesta situação específica, passaram hoje a estar enquadradas na estratégia de negócio e sustentabilidade, tornando-se estruturais – existindo também por isso uma maior abertura para o investimento na inovação.

Daí que as aplicações de negócio e colaboração tenham vindo a evoluir para se adaptarem às novas necessidades de colaboradores e empresas, incorporando soluções com uma cada vez maior inteligência dos dados, mecanismos de inteligência artificial e, mais recentemente, realidade aumentada e mixed-reality.

De facto, mixed-reality não é um conceito de futuro: é já hoje utilizada para acrescentar valor aos negócios, particularmente na Indústria – Manufatura, Construção, Engenharia, Arquitetura e Energia. A união da realidade aumentada com a realidade virtual permite uma interação simultânea com elementos reais e virtuais, oferecendo uma experiência intuitiva e imersiva, potenciando a colaboração e a eficiência dos processos de negócio.

Microsoft HoloLens

Tecnologias como o Microsoft HoloLens estão a abrir caminho para novas experiências de colaboração e para criar novos momentos de análise, interpretação e decisão em ambiente virtual, reduzindo tempo, deslocações e barreiras à comunicação. Inicialmente, pode pensar-se que estes dispositivos estão mais direcionados para entretenimento, como a área de gaming. Na realidade, estão a ser potenciados para os novos e desafiantes contextos empresariais.

Microsoft Hololens

O HoloLens é um dispositivo holográfico, autónomo, ergonómico e sem fios, que permite visualizar texto, gráficos e imagens sobre a visão do mundo real por parte do utilizador, em 3D, bem como ouvir sons em 360º (áudio espacial). Tem a capacidade de integrar aplicações empresariais, como o Dynamics 365 – Field Service, Remote Assist e/ou Guides – para aumentar a precisão do utilizador e potenciar as capacidades do produto.

A experiência de utilização do HoloLens é totalmente personalizável, ajudando a melhorar as cadeias de produção e a otimizar os processos de onboarding e training. Pode ainda incorporar assistência remota, auditorias e simulações virtuais, garantindo a continuidade de negócio, evitando quebras na produção e reduzindo significativamente os custos.

Uma tecnologia como o HoloLens transforma o processo de aprendizagem remota, acelerando-o e tornando-o mais interativo através da realidade mista. Permite também que um técnico especializado não precise de se deslocar ao local, podendo partilhar conhecimento e guiar, à distância – usando videochamadas, guias e/ou moldes virtuais on-demand –, o técnico responsável pela produção ou reparação de um equipamento.

Os benefícios desta tecnologia vão para além da flexibilidade, da óbvia rapidez na resolução dos problemas, da redução do erro humano e da não conformidade, bem como dos custos associados a deslocações e contratação de pessoal qualificado: melhora ainda a eficiência operacional, através da continuidade do serviço, e traz elevados ganhos de sustentabilidade.

A sustentabilidade – uma preocupação cada vez mais transversal, particularmente no setor energético – é mesmo o principal drive do investimento das empresas na realidade mista. A redução do impacto ambiental, com a minimização das viagens e desperdício, e a automação dos processos, tornam a utilização destas tecnologias holográficas um fator de diferenciação das organizações face à concorrência.

Ainda que possamos estar longe da utilização alargada de um dispositivo HoloLens por parte do consumidor final, a sua aplicação cada vez mais frequente na ótica B2B é um passo em frente na transformação digital das empresas e na busca de maior eficiência operacional e energética, sobretudo para a emergente Indústria 4.0.