Hybrid Life: um Workplace focado nas pessoas

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A necessidade de transição para um modelo de Workplace Híbrido coloca novos desafios às organizações e aos profissionais. Cultura Digital, IT Support e Cibersegurança são algumas das áreas prioritárias nesta mudança.

O regresso ao escritório a nível global acabou por reforçar a utilização de uma buzzword que, provavelmente, nos irá acompanhar por muitos e muitos anos: Hybrid. No contexto do Workplace, a palavra traduz um cenário no qual as vidas profissional e familiar se conjugam cada vez mais, dando às pessoas mais flexibilidade no seu dia-a-dia e às organizações novas formas de colaboração e de organização dos espaços - sempre centrado nas necessidades dos seus colaboradores.

Se este modelo de Hybrid Life poderá ter inúmeras vantagens para profissionais e empresas, a verdade é que implica também transformações práticas a vários níveis, tecnologicamente falando, de modo que essas vantagens possam resultar num aumento de produtividade, por um lado, bem como numa melhoria da vida das pessoas, por outro.

De acordo com um estudo promovido pela Microsoft sobre tendências de trabalho, que visou cerca de 30 mil pessoas em 31 países, 63% dos decisores de IT estão a considerar a remodelação do espaço de trabalho das respetivas organizações, com 73% dos colaboradores a referir que pretendem espaços de trabalho colaborativo.

A procura por formas de colaboração e por espaços de trabalho cada vez mais flexíveis passa assim por uma transformação do Workplace, centrada sobretudo em três vetores: criação de uma cultura digital, com reforço das competências dos utilizadores; análise permanente das ciberameaças; e suporte IT disponibilizado de modo híbrido.

Digital Culture

A capacidade de adaptação será crucial para as organizações, onde o futuro do Workplace passará pela implementação de uma cultura centrada nas pessoas, e não no escritório.

Claranet - Hybrid working

Associado a um espaço de trabalho cada vez mais flexível e cada vez mais tecnológico, as organizações definirão como prioridade o aumento da destreza digital dos seus colaboradores, garantindo elevados índices de produtividade, capacidade de inovação e a desejada velocidade de transformação. Como conclusão, colaboradores, clientes e o negócio como um todo serão beneficiados.

O Workplace digital terá um papel fundamental na promoção de uma cultura customer-centric, sempre orientado a quatro principais pilares:

  • Colaboração: colaboração across organization e que envolva também os parceiros, permitindo mais inovação;
  • Data-Driven: utilização da informação para tomada de decisão;
  • Customer-Centric: intenção de utilizar a tecnologia para melhoria do business outcome. Melhor experiência com base na inovação (novas soluções e serviços);
  • Inovação: capacidade de adaptação e evolução contínua, com a melhoria de produtos e processos. “Take Risks & try new things”.

O futuro das organizações será certamente mais digital e, certamente, mais orientado às pessoas e às suas necessidades.

Threat Analisys

Claranet - Office working

Para tomar decisões informadas sobre a gestão dos riscos, os analistas de segurança necessitam de encontrar bons controlos que reduzam o potencial de danos, ou aumentem o esforço de ataque que os cibercriminosos têm de fazer.

O conhecimento dos níveis de risco existentes permite identificar riscos inaceitáveis - aqueles com um elevado potencial de danos e baixo esforço de ataque.

A tecnologia de proteção de informação é orientada para endereçar uma variedade de desafios e riscos de negócio.

Uma vez que o conceito de risco é muito amplo, devemos ter em conta fornecedores com a capacidade de aplicar controlos de segurança orientados a mitigar o máximo de vetores de ataque.

A capacidade de consolidar estes sistemas permite ter uma visão crítica dos riscos que uma organização enfrenta, bem como das ações que estão a ser agilizadas para os gerir. Esta abordagem garante que os controlos de segurança estão alinhados com a tolerância ao risco da organização e das suas plataformas. 

IT Hybrid Support

Os dois últimos anos de cenário pandémico fizeram com que as organizações repensassem os seus modelos de suporte ao IT, principalmente pelo facto de terem sido adotados modelos de teletrabalho.

O suporte remoto e as práticas de Desktop Management assumiram o papel principal, ao garantir não só o suporte dos utilizadores e a continuidade de negócio, como também a segurança dos equipamentos e da informação das organizações.


A implementação de soluções de suporte remoto seguro, como é exemplo a proposta disponibilizada pela Bifrost Connect, permite dar uma resposta inequívoca às necessidades de troubleshooting e de resolução de incidências em qualquer cenário tecnológico (postos de trabalho, salas técnicas, datacenters, produção industrial, clínicas e hospitais, etc.), sem que implique a deslocação de técnicos aos locais.

VÍDEO: Apresentação da BifrostConnect como parceiro Claranet no suporte remoto e seguro de equipamentos críticos, no âmbito da rubrica > Claranet | Fast Forward

A integração desta visão vanguardista está em linha com os modelos mais avançados de Hybrid IT Support, nos quais as organizações se pretendem enquadrar, alcançando um equilíbrio perfeito entre as necessidades de suporte contínuo, os projetos de transformação digital e tecnológica e o claro alinhamento com a visão e requisitos do negócio.

É exatamente sobre esses processos que as direções de IT deverão tomar decisões estratégicas, concretamente ao nível da gestão internalizada, modelos de outsourcing de recursos ou a visão de Managed Services, que garante não os processos de KTLO [Keep the Lights On], como também uma visão de melhoria contínua e roadmaps de evolução tecnológica das organizações, permitindo que os mesmo se mantenham focados no contexto do negócio e na estratégia de inovação.

Os três vetores acima descritos – Digital Culture, Thread Analysis e IT Hybrid Support - constituem alguns dos principais a ter em conta em contextos de transformação do Workplace, gerados pela procura de novos modelos de trabalho. Apesar de tocarem em vertentes, aparentemente, díspares, são na verdade elos de uma mesma cadeia de procedimentos, a contemplar pelas organizações na sua jornada para concretizar a ideia do Workplace híbrido – ou de uma Hybrid Life -, centrada cada vez mais nas pessoas como principais ativos de um negócio.

Written by Diogo Ferreira - Workplace Solution Strategist

Com mais de 10 anos de experiência profissional, Diogo Ferreira é responsável pelo desenvolvimento da oferta de Modern Workplace na Claranet Portugal.

Com forte background tecnológico na indústria de TIC, especializou-se nas áreas de Cloud Office, Information Protection, Mobility e Security. Os últimos anos têm sido focados na adequação da oferta Claranet aos desafios e tendências tecnológicas no âmbito de Workplace, com o objetivo de entregar os melhores e mais adequados serviços aos clientes da Claranet.

Written by Rafael Sardinha - Change Management Lead

Rafael Sardinha promove a Transformação Digital dos negócios através de uma visão orientada para as pessoas.

Certificado pela Prosci, possui experiência na liderança de programas de gestão de mudanças tecnológicas, construindo relacionamentos fortes e capacitando a Criatividade e Produtividade das Pessoas, com o objetivo de alcançar a felicidade no local de trabalho.

Written by Ricardo Moreira - Managed Workplace Services Director

Com mais de 15 anos de experiência no setor das Tecnologias da Informação, Ricardo Moreira é um apaixonado por informação, comunicação e pelos desafios gerados por negócios estimulantes.

Ao longo do seu trajeto profissional construiu uma extensa experiência em planeamento, implementação e suporte de soluções tecnológicas acessíveis e inovadoras.