Formação: um (bom) ponto de partida para uma carreira em TI

Training by Claranet

Business illustrations by Storyset

A formação especializada e as certificações em várias tecnologias são respostas cada vez mais cruciais para abraçar uma carreira ligada às Tecnologias de Informação.

Num mercado de Tecnologias de Informação (TI) cada vez mais exigente e em constante transformação, a procura por profissionais especializados é um dos maiores desafios que as organizações enfrentam e uma enorme oportunidade para quem deseja iniciar ou requalificar a carreira nesta área.

A formação torna-se, por isso, numa ferramenta essencial para assegurar a qualificação e a constante atualização dos colaboradores. E, neste contexto, é importante destacar o papel que os chamados fornecedores neutros de formação e certificação em TI desempenham – o de fornecerem formação e certificações de qualidade, independentemente do produto de hardware ou software escolhido pelo colaborador.

Desta forma os profissionais conseguem planear melhor a sua carreira na área das Tecnologias, escolhendo as certificações que vão ao encontro dos seus objetivos e projetos profissionais, sem ficarem presos a um fabricante ou tecnologia.

O recente acordo de parceria que a Claranet realizou com a CompTIA vai exatamente no sentido de valorizar a excelência das certificações propostas por este parceiro, ao mesmo tempo que tira partido da diversidade das formações e certificações disponibilizadas.

As soluções disponibilizadas podem qualificar os profissionais para exercer funções como IT technical Support specialist, field service technician, IT Support technician, IT Support administrator, network administrator, network technician, network installer, help desk technician, IT security specialist entre outros.

Como Authorized Partner da CompTIA, a Claranet disponibiliza às organizações formação oficial com formadores certificados, com vista à aquisição ou aperfeiçoamento de competências técnicas e/ou das respetivas certificações.

Um (bom) ponto de partida

claranet - Training Cibersegurança

Em termos práticos, estas certificações permitem começar e/ou desenvolver uma carreira em TI, seja num ponto inicial com certificações de nível básico, ou para impulsionar um caminho profissional com certificações mais avançadas.

Mas mais do que escolher um conjunto de certificações fiáveis, é também importante olhar para as entidades que as disponibilizam, ministram e certificam.

A tendência é para que, cada vez mais, as organizações dedicadas exclusivamente à formação realizem parcerias com empresas líderes em serviços de TI, de modo a oferecer o que pode ser reconhecido como o melhor dos dois mundos: um conjunto valioso de recursos formativos, associado ao know-how de quem atua mais “no terreno”.

No caso da componente formativa, é essencial que esses recursos sejam desenhados pelos parceiros para criar bases temáticas sólidas nas certificações, ajudando, ao mesmo tempo, a projetar a melhoria dos planos de carreira dos profissionais de TI.

O know-how das empresas de serviços de TI, por outro lado, contribui de forma significativa para enquadrar os temas ministrados num contexto profissional, possibilitando uma perceção mais direta da sua aplicabilidade - com a consequente redução da curva de aprendizagem. Neste particular, a Claranet destaca-se por ser o parceiro nº1 de vários fabricantes, bem como por ocupar o nº1 entre os fornecedores de serviços TI em Portugal.

Ainda nas componentes que definem a qualidade das certificações, a realização de exames de certificação com a máxima exigência atesta toda a fiabilidade das formações perante o mercado de trabalho.

A este nível, a Claranet adiciona aos novos recursos e metodologias inovadoras de formação um Centro de Exames (Pearson VUE), que disponibiliza todo a oferta de certificações CompTIA - exames esses realizados em computador e monitorizados por Proctors em tempo real.

Seja qual for o nível de conhecimento ou expertise do profissional, este pode bem ser o verdadeiro ponto de partida para uma inovadora - ou renovada - carreira em TI, numa altura em que o know-how tecnológico é a melhor resposta para os desafios das organizações.

Training

Written by Luciene Dias - Training Consultant

Luciene Dias é, desde 2017, responsável pela Gestão e Coordenação Pedagógica, bem como pelos Centros de Exames da Claranet Portugal.

É Certified Proctor dos Centros de Exames Pearson VUE, Kryterion e Prometric desde essa altura e, recentemente, tem vindo a desenvolver novas funções como Business Development Manager da área de Training.