Cloud? Qual Cloud?

Pedro Teixeira, Cloud Director da Claranet, escreve na IT Insight sobre o crescimento da utilização das soluções de Cloud Híbrida e Multicloud, destacando cinco aspetos que as organizações deverão ter em conta para otimizar os seus investimentos.

Pedro Teixeira - Cloud Director - Claranet

Pedro Teixeira
Cloud Director - Claranet Portugal

As organizações têm cada vez mais opções para escolher uma plataforma Cloud que corresponda às suas reais necessidades, sem comprometer workloads, operacionalidade ou orçamentos.

Uma parte significativa deste cenário deve-se ao crescimento dos modelos de Cloud Híbrida e Multicloud, embora isto não signifique que exista uma aposta, em grande escala, numa estratégia Multicloud bem definida.

Apesar desta aparente contradição, Pedro Teixeira considera que as soluções Multicloud podem ser essenciais para o controlo e redução de custos, para o reforço da segurança e para o aumento da flexibilidade na utilização das ferramentas de TI e da informação.

Para isso, o Cloud Director da Claranet Portugal entende que as migrações realizadas devem basear-se num processo de Assessment completo, que ajude as organizações a escolher as soluções e modelos de Cloud Híbrida ou Multicloud que realmente sirvam o seu negócio.

Todos conhecemos histórias de “erros de casting” em projetos de adoção de soluções Cloud e de custos que dispararam após esse processo, simplesmente porque as organizações seguiram o caminho do “muda-se para a Cloud, e depois logo se vê".

Cinco tópicos a contemplar na decisão

Tão importante como a realização de um Assessment é a qualidade e profundidade do próprio processo. Pedro Teixeira defende ser decisivo que o parceiro responsável pela avaliação perceba “de forma clara e transversal a estratégia de negócio do cliente”, de modo a adequar o modelo Cloud adotado às suas necessidades reais.

Para tal, avança cinco aspetos a ter em conta antes de tomar uma decisão:

Acompanhamento

Acompanhamento:

É fundamental estudar de que forma os workloads vão funcionar em Cloud, definindo também o que é esperado;

Custos

Controlo de custos:

As organizações deverão usar ferramentas que forneçam visibilidade sobre os custos de utilização dos diferentes serviços na Cloud e previsões de consumo;

Armazenamento

Armazenamento

É importante ter em conta as componentes que geram o maior consumo, a evolução das necessidades de espaço, as soluções de backup, a disponibilidade e a segurança da informação;

Segurança

Segurança:

As organizações deverão olhar para a segurança de uma forma transversal, apostando na prevenção e proteção, na definição de planos de recuperação dos sistemas e da informação e na formação dos utilizadores;

Cloud

Flexibilidade:

Ao focar-se na adoção de soluções nativas da Cloud, as organizações poderão assegurar mais facilmente a sua evolução e a adoção de soluções que tragam uma nova metodologia de controlo de custos global, como é o caso de FinOps.

Pedro Teixeira é da opinião que “a aposta em modelos de Cloud Híbrida e Multicloud está cada vez mais dependente da correta avaliação das necessidades de negócio”, e é de facto indispensável para as organizações aproveitarem o que cada plataforma tem de melhor.

E esta aposta, conclui, será tanto mais acertada quanto maior for a experiência do provider que fizer essa avaliação - algo que a Claranet, que atua como um trusted advisor através de serviços de avaliação completos, garante da melhor forma.


Written by Pedro Teixeira - Cloud Director

Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios de TI, Pedro Teixeira integrou a Claranet em 2009 com o objetivo de apoiar clientes na modernização e otimização das suas infraestruturas de TI. Hoje, é Cloud Director com especialização em serviços de Cloud Strategy, Migration, FinOps e CloudOps.

Licenciado em Mecânica e Eletrónica pela Universidade Autónoma de Lisboa, Pedro Teixeira possui também um Mestrado em e-Business pela Universidade Autónoma de Lisboa e um Advanced Management Program for Executives pela Universidade Católica Portuguesa.