Cinco tendências de Cloud para 2022

Claranet - Pedro Teixeira, Cloud Sales Specialist

Pedro Teixeira, Cloud Sales Specialist da Claranet Portugal, fala das principais tendências associadas à oferta de Cloud que as organizações de todas as dimensões deverão seguir nos próximos tempos.

Num artigo de opinião publicado na edição de julho de 2021 da revista IT Insight, Pedro Teixeira refere que a Cloud permitiu a muitas empresas acederem a uma infraestrutura com recursos que nunca poderiam ter alcançado por conta própria, mas que estamos apenas no início da utilização do seu verdadeiro potencial.

Para o Cloud Sales Specialist da Claranet, há cinco tendências que as organizações deverão adotar em relação à Cloud em 2022, de forma a aproveitar o impacto que as tecnologias de Cloud têm cada vez mais na continuidade dos negócios:

1 - Ambientes de multicloud e cloud híbrida continuarão a crescer

Em 2021 a tendência de soluções cloud já se baseia na escolha de mais do que um operador, cenário que deverá crescer mais em 2022. Gartner e IDC estimam que 90% das organizações irão optar por soluções que conjugam cenários entre multicloud, private cloud e sistemas legacy.

2 - Compliance em ambientes cada vez mais complexos

As empresas deverão ter uma abordagem agnóstica sobre a Cloud e procurar soluções que reduzam bottlenecks e blind spots, de forma a garantir a segurança e a privacidade dos dados.
Assim evitam os blockers à gestão ou à conformidade com as regras existentes.

3 - Controlo de custos em Cloud

É essencial às organizações adotar ferramentas que forneçam uma visibilidade unificada e detalhada sobre toda a plataforma de Cloud, de modo que consigam controlar os custos.
Desta forma poderão apostar na utilização de serviços geridos em Cloud de um parceiro, mantendo a previsibilidade do investimento.

4 - Parceiros focados em soluções

Embora o Cloud Provider seja responsável pelas necessidades de infraestrutura, as organizações deverão apostar em parceiros focados nos desafios específicos da utilização da Cloud – especialmente que possam operacionalizar, gerir e otimizar soluções baseadas em IaaS, SaaS e PaaS.

5 - Tecnologia on Demand

Os Cloud Providers procurarão impulsionar a inovação e torná-la acessível a cada vez mais profissionais, com curvas de aprendizagem baixas e utilização de interfaces de low-code.
As organizações poderão assim experimentar os benefícios de tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial e automação de uma forma muito tangível, para resolver e aprimorar a sua estratégia de negócio.

O artigo de opinião de Pedro Teixeira destaca ainda a necessidade de as organizações contemplarem as componentes de conformidade, segurança, eficiência, inovação e disponibilidade dos sistemas de TI com as suas estratégias de utilização da Cloud.

in IT Insight

Cloud