A revolução Data Mesh no governo dos dados

Hélder Pinheiro, Data & AI Director da Claranet Portugal, falou à Exame Informática sobre a importância dos dados para a estratégia, os modelos de negócio e a diferenciação das organizações.

Os dados estão gradualmente a passar de componente auxiliar para um artefacto primário na estratégia, no modelo de negócio e de diferenciação das organizações, graças, em grande medida, “ao sucesso das empresas nativas digitais, que posicionam Data como elemento basilar dos seus produtos e serviços”.

Hélder Pinheiro, Data & AI Director - Claranet Portugal

Hélder Pinheiro, Data & AI Director
Claranet Portugal

Hélder Pinheiro, Data & AI Director da Claranet Portugal, descreve desta forma a importância crescente que os Dados estão a assumir nas empresas, justificando o surgimento de diferentes arquiteturas e tecnologias associadas a Data - desde o Business Intelligence (BI), passando pelos Data Lakes e terminando nas Data Fabrics.

No entanto, para o representante da Claranet é necessário apostar em modelos de colaboração e de governo, sobretudo em empresas de grande dimensão, de forma a complementar a tecnologia e conseguir tirar todos os benefícios desejados da componente tecnológica.

Nova abordagem de colaboração

Data & Ai

Para Hélder Pinheiro, a solução está numa abordagem técnico-organizacional denominada Data Mesh, surgida da necessidade de desenvolver a colaboração interna das empresas organizacionalmente complexas, de forma a potenciar “um acesso rápido e democrático aos dados” e assegurando, em paralelo, o cumprimento das normas de segurança e de privacidade em vigor.

O Data Mesh pode ser encarado como um modelo de descentralização “segundo regras comuns” que, “em certa medida, aplica fundamentos já testados nos microserviços” – explica o Data & AI Director da Claranet.

No modelo Data Mesh, o governo dos dados não é imposto por uma entidade central, mas sim determinado por uma federação composta pelos departamentos e que, em concertação, definem as regras de segurança, privacidade, acesso aos dados e colaboração, e posteriormente, têm a responsabilidade de as implementar.

Para o Data & AI Director da Claranet Portugal, da mesma forma que o modelo Data Mesh altera o formato de colaboração interna nas organizações, pressupõe também uma transformação cultural “segundo uma mentalidade de autonomia e responsabilidade.”

“Um cliente com o qual colaboramos e que está a liderar a implementação interna de Data Mesh numa empresa de referência do PSI 20, descreve o Data Mesh como o processo de legitimação dos silos organizacionais” - refere.

Mesmo que não encare o Data Mesh como uma solução universal, Hélder Pinheiro entende-o como “um passo necessário para o desenvolvimento dos modelos de colaboração e governo das empresas que, sobre a base tecnológica estabelecida, potenciará a extração dos benefícios oriundos dos dados, que o mercado tanto procura.”

in Exame Informática - Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico (acesso pago)

Data & AI