A importância do MS Azure Arc na gestão da Cloud Híbrida

As abordagens híbridas passaram a dominar as estratégias de Cloud adotadas pela maioria das organizações. É agora tempo de simplificar a complexidade associada à gestão das diferentes infraestruturas.

O conceito de Cloud Híbrida tornou-se em definitivo na resposta mais eficaz às diferentes necessidades de armazenamento e gestão da informação nas organizações. Ao contemplar a integração de várias soluções e infraestruturas de Cloud, a abordagem híbrida permite uma adaptação coerente e granular a diferentes tipos de utilização, abrindo as portas à gestão cada vez mais eficiente das infraestruturas de TI e dos recursos a elas associados.

Um olhar muito breve sobre o que o mercado perspetiva confirma que muitas organizações estão atentas a esta ideia: de acordo com a IDC, em 2022 quase 90 por cento das empresas a nível global irão recorrer à Cloud Híbrida, seja por meio da combinação de Clouds públicas e privadas, seja através de soluções multicloud ou de plataformas on-premises conjugadas com Clouds públicas.

A verdade é que esta transformação já começou, segundo o Flexera 2020 State of the Cloud Report:

Cerca de 75% das organizações têm adotado todos os anos uma estratégia de Cloud híbrida e, entre estas, 93% estão a usar múltiplas Clouds públicas, múltiplas Clouds privadas, ou ambas.

Próximo desafio: simplificar a gestão da Cloud Híbrida

O verdadeiro desafio que as organizações enfrentam com a Cloud Híbrida passa por perceber como podem resolver, de forma simples e unificada, a complexidade associada às diferentes ferramentas de gestão que cada oferta de Cloud disponibiliza.

Por exemplo, uma solução de Cloud Híbrida ou multicloud com soluções de vários fabricantes acaba por integrar diferentes conjuntos de ferramentas e processos de operação, que obrigam os administradores a um trabalho adicional na gestão dessas diferenças e procedimentos. O resultado é, na grande maioria dos casos, uma perda da agilidade normalmente associada à Cloud Híbrida, bem como um compromisso ao nível da rentabilidade esperada com o investimento na Cloud.

A necessidade de utilizar uma ferramenta única e simplificada para lidar com soluções de Cloud Híbrida, que poupe tempo no próprio processo de gestão e crie condições para uma adaptabilidade permanente às necessidades do negócio, tem sido uma das questões mais levantadas por muitas organizações. Afinal, é esta flexibilidade de operação que caracteriza a essência da Cloud Híbrida – tirar o melhor partido de cada tecnologia para endereçar soluções ágeis e rentáveis às organizações.
Neste contexto, o Azure Arc é uma das respostas possíveis a estes desafios.

Abordagem agnóstica made in Microsoft

Azure Arc by Claranet

Fonte: Microsoft

Como obter os benefícios da Cloud em qualquer localização e contexto de utilização? E como garantir escalabilidade, o provisionamento de aplicações em modelo self-service e serviços de monitorização e segurança integrados, pagando apenas o que a minha empresa necessita?

A estas questões, comuns a muitas organizações que apostaram ou pretendem apostar em opções de Cloud Híbrida e Multicloud, a Microsoft responde com o Azure Arc – uma solução que alarga as capacidades de controlo e gestão do Azure a qualquer infraestrutura, seja num modelo Multicloud, on-prem ou Edge.

Ao oferecer uma visibilidade integrada sobre todos os serviços em Cloud, bem como um conjunto unificado de ferramentas e experiências consistentes em todos os ambientes trabalhados e diferentes motores de bases de dados, o Azure Arc garante processos simplificados de gestão, desenvolvimento, monitorização, conformidade e segurança, sempre com uma interface comum e um elevado leque de recursos disponíveis.

Entre os benefícios apresentados pela Microsoft, destacam-se:

  • Interface e ferramentas de gestão uniformizadas
  • Provisionamento de serviços em modo self-service
  • Desenvolvimento rápido de aplicações em qualquer localização
  • Escalabilidade elástica (on-demand) de serviços e aplicações
  • Automação escalável
  • Serviços de monitorização e segurança integrados
  • Pagamento de acordo com os recursos usados

O Azure Arc propõe assim o melhor dos dois mundos para as organizações que procuram todos os benefícios da Cloud Híbrida, sem os constrangimentos e a complexidade de ter de gerir soluções e ferramentas de diferentes fabricantes.

Ao transportar para qualquer modelo de infraestrutura e serviço na Cloud um ambiente visual e operacional unificado, garante que as organizações não ficam presas a uma determinada plataforma e conseguem endereçar as soluções mais adequadas às necessidades específicas do seu negócio. Com um novo nível de agilidade e capacidade de rentabilização do seu investimento na Cloud.

Cloud

Written by Vasco Afonso - Executive Director

Entusiasta de tecnologia e inovação, Vasco Afonso é Director Executivo da Claranet Portugal, com um extenso e notável percurso no sector de serviços de IT. 

Vasco Afonso lidera pelo exemplo e inspira as suas equipas a ultrapassar desafios complexos e o desenvolvimento de soluções e estratégias eficazes e inovadoras, sempre com o objetivo de impulsionar o crescimento e o sucesso das empresas.