A importância do Live Training na proteção da informação com o M365

Training by Claranet - M365

A plataforma de produtividade da Microsoft aposta na proteção da informação corporativa em várias frentes, mas é necessário ganhar insights sobre o seu verdadeiro potencial. É aqui que entra o Live Training.

A segurança é um dos principais fatores que levam as empresas a investir em produtos e serviços tecnológicos que garantam um nível de risco reduzido e controlado face às suas necessidades de negócio. E no atual contexto global, as organizações precisam de se certificar que os colaboradores conseguem trabalhar a partir de casa com as mesmas condições de segurança como se estivessem a fazê-lo a partir das instalações da empresa.

A Microsoft disponibiliza várias soluções de produtividade para as pequenas e médias empresas que vão ao encontro deste tipo de necessidades. É o caso do Microsoft 365 Business Premium - um plano de subscrição que agrega as principais ferramentas de produtividade (o Office, por exemplo), assim como ferramentas que protegem as organizações contra os ataques de phishing, ransomware, entre outros.

Mas para que o potencial destas soluções seja usado na sua plenitude, torna-se essencial que os managers e os utilizadores estejam familiarizados com as respetivas funcionalidades.

É no contexto do aproveitamento das capacidades do M365 que a formação ganha sentido, em especial na opção de Live Training, atualmente a que mais se adapta às necessidades das organizações face ao contexto de trabalho remoto.

Formação com várias componentes

A Claranet, como Learning Partner da Microsoft, disponibiliza formação às organizações para que possam formar os seus colaboradores, nomeadamente quem vai administrar o M365, de forma a entenderem as vantagens das funcionalidades incluídas. É fundamental a correta configuração das mesmas, de forma a que contribuam efetivamente para uma maior segurança.

Na formação, para além da componente técnica, é também focada a componente de análise, que permite identificar quais as funcionalidades que podem contribuir em maior medida para o aumento de nível de segurança. Esta diferenciação justifica-se pelo facto de cada empresa poder adotar medidas de segurança específicas dependendo do seu âmbito de atuação, nomeadamente quanto ao tipo de dados geridos, área de atuação ou número de colaboradores, entre outras.

Os cursos oficiais Microsoft disponibilizados estão divididos por áreas, sendo que para o Microsoft 365 existem cursos sobre Identidade e Serviços, Segurança e Administração e também de Mobilidade e Segurança. Todos eles contribuem para a obtenção das certificações oficias da Microsoft.

A formação deverá assim fazer sempre parte das escolhas das organizações na altura de contratar estas soluções – pode ser essa a diferença entre rentabilizar o investimento ou simplesmente aproveitar uma parte do que se investiu.

Ferramentas de proteção

O Microsoft 365 Business Premium integra várias ferramentas que permitem definir diferentes procedimentos de segurança para necessidades e contextos específicos de acesso e utilização da informação. Eis algumas das mais importantes:

  • Azure Information Protection - Através de um sistema de classificação da informação e respetivas permissões, permite proteger os documentos, emails e a informação sensível, impedido, por exemplo, que esta seja partilhada para fora da organização.
  • Multifactor Authentication e Conditional Access - permitem definir condições que limitam o acesso do utilizador a uma determinada aplicação, bloqueando ou exigindo a introdução de uma segunda forma de autenticação (por exemplo, recebendo uma mensagem de SMS com um código que deverá utilizar para conseguir aceder).
  • Microsoft Intune - é um serviço que facilita o controlo dos dispositivos e das aplicações que são acedidas pelos utilizadores quando usam dispositivos próprios com vários sistemas (Windows, Android, iOS ou Mac), estabelecendo políticas de proteção da informação. Um dos casos mais comuns é a criação de uma área segura no telemóvel, separada da área pessoal, que impeça a partilha de informação entre ambas.

Written by Paulo Duque - Training Project Manager

Paulo Duque é responsável pela oferta formativa da Claranet nas vertentes Microsoft, Gestão de Serviços e Proteção de Dados. É Microsoft Certified Trainer (MCT) desde 2004, assim como ITIL Expert e certificado pela IAPP na área da Proteção de Dados. Foi convidado pela Microsoft para desenvolver ações de formação para parceiros, em Portugal e na Europa.
Divide o seu tempo entre a atividade de formador, consultor e gestor de projeto.