A importância da tecnologia nas novas tendências de recrutamento

José Mário Belo - Claranet Portugal

José Mário Belo
Talent Acquisition Specialist - Claranet Portugal

A tecnologia passou a estar no centro das novas tendências de recrutamento e no topo da procura por profissionais especializados. Tudo isto como resposta a um novo paradigma de trabalho.

Nos últimos anos, o trabalho sofreu alterações significativas ao nível da relação entre as organizações e os profissionais, com impacto também no recrutamento e na forma como candidatos e empresas se devem relacionar.

Estas alterações foram aceleradas por um contexto pandémico que acabou por criar, na prática, uma nova realidade que irá perdurar durante muitos anos.

Se em alguns setores a pandemia provocou um aumento do desemprego e levou muitas pessoas a mudar de atividade, noutros casos criou novas oportunidades profissionais e acelerou mudanças que já se adivinhavam, mas que se tornaram urgentes.

A adoção do teletrabalho é provavelmente a mais importante dessas mudanças. O que antes era uma opção apenas contemplada por algumas organizações, faz hoje parte das opções de muitas instituições, seja em modelos de trabalho híbrido, como método permanente para manter a atividade dos colaboradores e das empresas em contextos adversos, ou como forma de esbater a distância geográfica.

Esta adoção, além de introduzir mudanças significativas nos hábitos das pessoas e nas sociedades, criou também alterações importantes ao nível da descentralização do mercado laboral e dos métodos de trabalho usados, agora mais dependentes da digitalização e da transformação digital.

Recrutamento

Em muitos setores de atividade, o futuro será assim dominado pela adoção de um regime de trabalho flexível, sempre que possível, bem como pelo aumento das equipas de projeto internacionais, cada vez menos dependentes da presença física dos seus intervenientes.

Novas tendências de recrutamento

Outra das importantes alterações no trabalho que a pandemia acelerou deu-se ao nível da tecnologia. Por um lado, o trabalho em modo remoto reforçou a importância da formação dos colaboradores em várias ferramentas digitais, como forma de conseguirem manter elevados níveis de produtividade e de resposta às necessidades da sua organização.

Por outro lado, os profissionais de TI, já muito procurados a nível global, tornaram-se ainda mais pretendidos pelas organizações – sobretudo pelos providers de serviços tecnológicos, que viram as suas solicitações disparar com o aumento exponencial da procura por serviços de TI.

Como resultado, assistimos hoje a uma maior procura de profissionais para virtualmente todas as áreas de perfis tecnológicos, com destaque para perfis nas áreas de Cloud e Cibersegurança.

A resposta a esta procura está essencialmente dependente de três fatores: do surgimento de jovens especialistas em TI saídos das universidades – o que, para já, é insuficiente para fazer face às necessidades do mercado; da criação de condições, por parte das empresas de TI, que atraiam profissionais da área; e da capacidade de reconversão profissional de muitos colaboradores, através de uma aposta consistente na formação em TI e na especialização em áreas tecnológicas com maior procura, como é o caso das que referi no parágrafo anterior.

No contexto da reconversão, os profissionais têm à sua disposição um conjunto de programas e academias que endereçam várias necessidades ao nível das TI, como é o caso do Programa Upskill, Academia de Código, Switch On, CDI Recode ou o Apostar em TI, entre outros.

Claranet - carreiras

Neste contexto, a Claranet surge também como solução para quem procura mudar de área profissional e abraçar o Universo das TI, ou para estudantes finalistas e profissionais de TI que desejam aprofundar competências específicas em ferramentas e soluções tecnológicas.

É o caso da Claranet University, que agrega várias academias de formação criadas pela Claranet e que inclui programas formativos desenvolvidos em parceria com os principais fabricantes de TI, disponibilizando aos profissionais de TI percursos de desenvolvimento profissional e de preparação técnica nas áreas de Cloud, Workplace e Cibersegurança.

Adicionalmente, a Claranet disponibiliza também cursos de formação em tecnologias e ferramentas de vários fabricantes, com opção de certificação oficial, a que se junta um Centro de Competências em Viseu, que serve também de base a projetos de formação e inovação.

Do mesmo modo que fornece uma importante componente de formação em TI – respondendo a diferentes níveis de preparação pretendidos pelos profissionais -, a Claranet acompanha também as atuais tendências de recrutamento que esbatem as distâncias através da tecnologia, promovendo processos 100% remotos de recrutamento e onboarding de novos colaboradores, bem como uma rápida adaptação ao trabalho híbrido e remoto.

Tudo isto com cerca de 60 vagas disponíveis para profissionais de TI!

Written by José Mário Belo - Talent Acquisition Specialist

Com mais de 7 anos de experiência na área de recrutamento e seleção em distintos setores de atividade, é de destacar o gosto em particular pelo setor tecnológico.

Licenciado em gestão de Recursos Humanos, é desde novembro de 2021 Talent Acquisition Specialist na Claranet Portugal, na área de Recursos Humanos.