A importância da Formação para End Users

Training by Claranet

A formação deverá ser cada vez mais transversal a todas as áreas da tecnologia e contemplar os utilizadores finais. Só assim é possível rentabilizar rapidamente os investimentos em novas soluções de TI.

Ao longo dos anos a formação foi adquirindo reconhecimento no mundo empresarial, passando a ser encarada como um investimento essencial para o aumento das competências dos profissionais, capaz de gerar um retorno efetivo.

No entanto, muitas organizações ainda olham para a formação numa lógica de especialização – incluindo processos de certificação -, deixando a preparação dos utilizadores finais para processos de autoaprendizagem, ou sessões de formação interna com recurso a utilizadores mais experientes.

Num contexto de constante mudança, torna-se necessário dotar as organizações de ferramentas que permitam amplificar a sua competitividade, de forma a proporcionar uma evolução, cada vez mais rápida e eficaz, do desempenho dos seus colaboradores.

Da colaboração... à segurança

claranet - Training Cibersegurança

A pandemia continua a trazer-nos exemplos sobre a adoção das tecnologias em cenários adversos e o caso dos chamados End Users não foi exceção: muitos profissionais tiveram de aprender de forma acelerada a lidar com novas funcionalidades e/ou com novas ferramentas de colaboração, num processo que, apesar de globalmente positivo, acabou por obrigar a um enorme dispêndio de tempo e a levantar riscos de segurança.

A formação contínua dos End Users torna-se por isso crucial, já que os habilita a trabalhar com eficiência em contextos profissionais cada vez mais exigentes e em mudança constante, preparando-os, ao mesmo tempo, para enfrentar as ciberameaças que aumentam sobre as organizações.

Na verdade, os End Users estão na linha da frente das empresas e são normalmente a primeira barreira de acesso a dados sensíveis.

Necessitam assim de formação contínua a nível da segurança e das ferramentas que utilizam diariamente, - por forma a protegerem a organização, tirarem melhor proveito do tempo disponível e, consequentemente, aumentarem a sua produtividade.

Os clientes procuram sobretudo a ajuda da Claranet em áreas como a Produtividade (Excel, Teams, One Drive, SharePoint, MS Project e Power BI) e Segurança informática (Formação E-learning e Workshops), entre outras, para os quais são criados planos de formação com diferentes temáticas, de acordo com as necessidades de cada organização.

Modelos de formação

A Claranet, como entidade formadora certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), disponibiliza às organizações formação oficial de fabricante e à medida, desenvolvendo também todo o plano de formação, com formadores certificados. As sessões podem ser realizadas nas instalações dos clientes ou nos nossos centros de formação de Lisboa e Porto, com possibilidade ainda de optar pelo modelo de Live Training.

Esta opção – muito motivada pela pandemia e, atualmente, a mais utilizada - acabou por facilitar a construção das turmas em muitas organizações, permitindo assim à Claranet proporcionar os vários cursos a todos os colaboradores, de uma forma rápida e eficaz.

Por último, qualquer organização, independentemente do seu ramo de atividade, necessita de estar em constante crescimento e disso depende também a motivação dos seus colaboradores. O investimento contínuo na aquisição de conhecimentos e na atualização dos profissionais em TI acaba por cumprir um papel triplo – melhora a produtividade global das equipas, ajuda a proteger os sistemas e a informação corporativa, originando colaboradores motivados.

Training

Written by Luciene Dias - Training Consultant

Luciene Dias é, desde 2017, responsável pela Gestão e Coordenação Pedagógica, bem como pelos Centros de Exames da Claranet Portugal.

É Certified Proctor dos Centros de Exames Pearson VUE, Kryterion e Prometric desde essa altura e, recentemente, tem vindo a desenvolver novas funções como Business Development Manager da área de Training.