A importância da Análise de Dados na tomada de decisão com MS Power BI

Training by Claranet

Qualquer organização, independentemente da sua dimensão, gera hoje uma quantidade substancial de dados que aumentam à medida do seu crescimento, o que exige uma capacidade cada vez maior do controlo desses dados.

Uma das respostas à necessidade crescente de gerir esses dados em constante multiplicação chega pelas mãos da Microsoft, através da solução Power BI. Trata-se de uma coleção de serviços de software, aplicações e conectores que transformam a origem dos dados não relacionais em informações coerentes, de uma forma clara, organizada, visualmente envolventes e interativas.

O Power BI permite recolher, tratar e analisar um grande volume de dados, assim como aceder facilmente às suas origens, visualizar e explorar o que é mais importante, bem como partilhar conteúdos com qualquer utilizador.

O poder do conhecimento

A complexidade associada à utilização do MS Power BI aumenta na proporção da quantidade dos dados a gerir e do detalhe dos insights que as organizações necessitam de obter a partir dessa informação.

Para que o potencial desta ferramenta seja usado na sua totalidade, torna-se essencial que os profissionais de data analyst, business intelligence e todos os profissionais que desenvolvem relatórios e que visualizam dados das tecnologias de plataforma de dados armazenados em Cloud, ou localmente, estejam familiarizados com as respetivas funcionalidades.

É no contexto do aproveitamento das capacidades do MS Power BI que a formação se torna indispensável, em especial no formato Live Training.

A Claranet, como Learning Partner da Microsoft, disponibiliza às organizações formação oficial com formadores certificados, com vista ao aperfeiçoamento de competências técnicas e/ou respetivas certificações, particularmente aos profissionais que trabalhem com o MS Power BI, de forma a retirarem melhor partido das suas funcionalidades.

Entre o portefólio de Live Training associado à MS Power Platform e às várias ferramentas que a integram, o curso DA-100T00: Analyzing Data with Power BI aborda os vários métodos e as melhores práticas alinhadas com as necessidades de modelar, visualizar e analisar os dados com o Power BI.

Em termos práticos, com este curso os formandos ganham competências para operacionalizar de forma mais ágil diversos processos essenciais, dos quais se destacam:

  • inserir, tratar e transformar dados;
  • implementar políticas e padrões de segurança adequados;
  • projetar e criar relatórios para análise de dados;
  • aplicar e realizar análises de relatório avançadas;
  • gerir, partilhar relatórios e criar relatórios paginados.

A oferta de Live Training da Claranet integra também uma componente de preparação para os exames de certificação Microsoft, através do Ciclo de Workshops Microsoft Exam Prep, do qual faz parte uma sessão dedicada exclusivamente ao Microsoft Power BI.

Se os dados são a representação digital de uma empresa e estão no centro da tomada de decisão, então necessitam de ser tratados de forma fidedigna, a partir de informação atualizada em tempo real e disponível a partir de qualquer dispositivo móvel. A melhor forma de garantir a fiabilidade dos dados e das respetivas análises é usar as ferramentas mais poderosas para o conseguir e preparar da melhor forma os profissionais para aproveitar todo o potencial dessas ferramentas.

Ciclo de Workshops Microsoft Exam Prep

Written by Luciene Dias - Training Consultant

Luciene Dias é, desde 2017, responsável pela Gestão e Coordenação Pedagógica, bem como pelos Centros de Exames da Claranet Portugal.

É Certified Proctor dos Centros de Exames Pearson VUE, Kryterion e Prometric desde essa altura e, recentemente, tem vindo a desenvolver novas funções como Business Development Manager da área de Training.