"A Blockchain não é totalmente compreendida pelos gestores de empresas"

Em entrevista à revista IT Insight, David Grave, Cybersecurity Consultant da Claranet Portugal, falou do potencial desta tecnologia e dos desafios de a tornar realmente útil para as empresas.

A Blockchain é uma tecnologia disruptiva com potencial para mudar o paradigma de algumas indústrias, mas é necessário entender os seus pontos fortes para perceber em que é que pode ajudar as organizações a melhorar.

As referências de David Grave à IT Insight ajudam a enquadrar o potencial da Blockchain para adicionar valor às organizações de várias áreas de atividade. No entanto, o especialista da Claranet defende que é prioritário estudar os pontos fortes desta tecnologia, de modo a perceber a sua correta aplicabilidade em várias áreas:

[Implementar Blockchain] não deverá ser uma decisão impulsiva, no sentido de «temos de estar neste comboio o mais rapidamente possível». Primeiro que tudo é necessário responder à pergunta: porquê implementar esta tecnologia?

David Grave defende que os gestores portugueses ainda estão longe de compreender todas as potencialidades da Blockchain – “até pela sua associação às criptomoedas” –, mas refere que o interesse é cada vez maior.

Como resposta a esse interesse, o Cybersecurity Consultant da Claranet Portugal fala dos projetos de investigação que a empresa está a desenvolver na área da Blockchain aplicada à cibersegurança: Secure distributed DNS; Assinatura digital de documentos com prova Criptográfica; Identidade digital, baseada em chaves Privadas Biométricas; e Gestão de ativos e IoT.

David Grave conclui reafirmando a necessidade de estudar formas de trazer para o mercado estas novas soluções, “como um produto, de forma escalável, de fácil compreensão e utilização nas organizações.”

Entrevista integral na IT Insight