O que ter em conta na escolha de um laptop para trabalho remoto?

Existem diversos fatores a ter em conta quando procuramos um dispositivo portátil para trabalhar em modo remoto. As principais características que devemos considerar nesta decisão vão muito além da ideia que os resume a computadores cada vez mais rápidos, finos, leves e compactos.

Atualmente, as preocupações dos principais fabricantes estão no desenvolvimento de soluções de computação inteligentes e simplificadas, que encaixem nas atuais exigências das empresas, considerando uma combinação de dispositivos que seja única e que garanta o Device correto para o tipo de trabalho ou perfil indicado.

Esta visão torna-se particularmente importante quando analisamos o atual contexto em que a esmagadora maioria das empresas está a operar, com grande parte dos colaboradores em trabalho remoto. A situação exige dispositivos desenhados para lidar com vários desafios, que vão desde a segurança dos dados até à garantia de que o equipamento está preparado para uma utilização massiva de ferramentas de colaboração imersiva, por exemplo, como o Microsoft Teams.

Há que garantir que os laptops utilizados possuem tecnologia que permita proteger o firmware e a BIOS, conseguindo em simultâneo atuar ao detetar um problema de segurança, proteger a informação e, se necessário, recuperar de forma automática.

Adicionalmente, por estarem longe das equipas de suporte, é conveniente que os mesmo devices estejam preparados para detetar e recuperar de ameaças através da implementação remota de imagens aprovadas pelo departamento de IT, com base nas políticas de segurança definidas pela organização. Por outro lado, há ainda utilizadores móveis que usam os devices em espaços públicos, locais em que facilmente a informação que está no ecrã pode ser alvo de “visual hacking”. Neste campo é importante adotar tecnologias como o ecrã privado e a autenticação multi-factor.

Todavia, não basta falar em tecnologia e adaptar as funcionalidades a cada necessidade específica. Há que pensar em como gerir o completo ciclo de vida de um dispositivo – e, neste contexto, a Claranet sabe fazê-lo como ninguém.

O portefólio completo de opções de serviços abrange cada fase do ciclo de vida do laptop, com possibilidade de adaptar os serviços às necessidades específicas de cada Cliente. Para isso, os serviços disponibilizados abrangem seis vetores principais que as empresas poderão seguir:

  1. Análise e Conceção

  2. Serviços de consultoria e avaliação, bem como de conceção de soluções, que ajudam as organizações a tomar as melhores decisões em termos de investimento e TI.

  3. Configuração

  4. Ao assegurar o setup dos dispositivos de acordo com as especificações de cada Cliente, fica garantido o potencial aumento da produtividade da organização.

  5. Implementação

  6. Ao optar por um serviço de entrega, teste, instalação e configuração dos dispositivos, as empresas conseguem não só poupar tempo, mas também reduzir riscos e custos.

  7. Otimização

  8. A resolução rápida dos problemas dos dispositivos é igualmente essencial para aumentar a produtividade dos utilizadores. Seja através da migração de sistemas operativos, ou da prestação de serviços de consultoria para otimizar o ambiente informático dos Clientes.

  9. Manutenção

  10. A melhoria da produtividade dos utilizadores depende igualmente de um vasto leque de serviços globais para cobertura, proteção e suporte, que incluem sempre uma previsibilidade de custos.

  11. Recuperação e Renovação

  12. Ao optar pela renovação tecnológica dos devices, salvaguardando a sustentabilidade ambiental, as empresas podem também garantir a proteção segura dos dados través dos serviços de Refresh & Recycle da Claranet.

Globalmente, a Claranet disponibiliza know-how especializado e suporte nos serviços que permitem uma integração cada vez mais eficiente e produtiva entre dipositivos, permitindo aos seus Clientes focarem-se noutras prioridades, e ajudando-os ao mesmo tempo a gerir a mudança e o seu crescimento.