Existe uma receita única para escolher a Cloud mais adequada?

Pedro Teixeira, Cloud Sales Specialist Claranet Portugal

A receita para escolher a cloud mais adequada para cada negócio é o tema que Pedro Teixeira, Cloud Sales Specialist, aborda na IT Insight de Janeiro, sublinhando que, independentemente das tendências e buzzwords do momento, a estratégia de cloud de cada organização deve responder às suas necessidades reais.

O especialista discute a questão da cloud repatriation, um processo a que assistimos neste momento e que tem levado empresas que migrararam para a cloud pública a voltar para soluções de cloud privada ou híbrida. Pedro Teixeira não desvaloriza este processo de reorganização de fluxos de trabalho, mas atribui a sua realização às consequências da avaliação de necessidades desadequada.

Assim como há processos de "repatriação" gerados claramente por más escolhas na solução de cloud adotada, há também movimentos que se devem às alterações dos pressupostos dos negócios, gerados por naturais alterações de contexto, mudança de estratégia, evolução tecnológica, etc."

Na opinião de Pedro Teixeira, a infraestrutura de TI deve ser encarada como dinâmica, o que significa que não existe uma receita única que garanta poupança, segurança, desempenho e controlo. É, por isso, importante a realização do assessment para aferir a maturidade da organização e formar a base do processo de adoção da cloud; o objetivo não é escolher a solução tecnologicamente mais avançada, mas sim determinar a solução certa para cada empresa.

Artigo completo in IT Insight n.º23, Janeiro 2020