A importância de Change Management na transformação do Workplace

As soluções de Workplace da Claranet passaram a potenciar ainda mais o capital humano, como processo de Adoção a contemplar um uso mais inteligente da tecnologia disponível.

A Claranet sempre foi uma referência tecnológica no mercado, com a missão de ajudar os seus clientes a fazer coisas incríveis, auscultando as suas necessidades e contribuindo para a resolução de desafios através da aplicação de soluções digitais de forma contínua.

Desde o arranque do tema da Cloud Computing que a Claranet entendeu que era necessário avaliar, de forma séria, a oportunidade de Change Management. Assim, começou por criar serviços dedicados à promoção da adoção das soluções tecnológicas que implementava dentro das organizações dos próprios clientes. Numa primeira fase, a componente de adoção estava sempre em projetos de implementação tecnológica Cloud e nunca de forma isolada.

Productivity as a Service

Deste modo, como elemento diferenciador a Claranet começou a trabalhar soluções de Workplace adotando uma fórmula de success fee, que se revelou um sucesso. O projeto de implementação tecnológica passou a contemplar serviços de Adoção, com o compromisso de chegar a um determinado valor na organização - por exemplo, colocar 80% das pessoas a utilizarem a tecnologia num espaço de dois meses.

Com mais maturidade nas soluções de Workplace, e com uma experiência cada vez mais alargada, a oferta Claranet sofreu de novo melhorias. O processo de Adoção sempre teve um foco nas pessoas e, por isso mesmo, a potenciação do capital humano tinha que fazer parte do projeto. As áreas de Recursos Humanos, Marketing ou C-Level eram fundamentais para o sucesso de projeto, uma vez que exigia resultados. Percebendo esta mudança, a Claranet criou uma plataforma de Voice of Employee para garantir a transformação e o aumento de competências, centradas num objetivo: a potenciação do capital humano.

Assim, mantendo sempre o estatuto de empresa tecnológica, a Claranet passou a ter nos seus projetos uma preocupação com o impacto das mudanças no conforto dos recursos humanos, ligando a inovação digital às pessoas. Claramente, a inovação traz o enorme desafio de fazer um uso mais inteligente do capital humano e da tecnologia disponível.

Hoje, para disponibilizarmos estes serviços de Adoção, contamos com uma metodologia certificada pela Prosci (líder de mercado em estudos e produtos de Change Management) e todos os consultores que trabalham sobre estas ofertas são certificados, garantindo uma correta execução dos projetos.

A aposta na Prosci foi uma aposta ganha, para estabelecer credibilidade junto dos nossos clientes. Hoje, somos uma referência na Gestão da Mudança e conseguimos comprometermo-nos com o sucesso“, afirma Jorge Queiroz Machado, Head of Workplace.

Written by Jorge Queiroz Machado - Head of Workplace

With a Degree in Electronic Engineering and Computers and a Major in Information Systems at FEUP, Jorge Queiroz Machado started his professional career as an Oracle Developer and progressed through Sales to Management. In 2013 founded ITEN, Solutions - that was sold to Claranet four years later -, at a time the leader system integration company in Portugal, with an 80M€ revenue and 400+ in staff.

Jorge Queiroz Machado has several post-graduations, including “Leading Digital Business Transformation”, at IMD Lausanne, and “General Management Program” at Católica School of Business and Economics. He acts also as a non-executive shareholder to other IT Companies, through CPCIS Holding, and as a Board Member in Invicta Angels association and non-profit Organizations. He´s a member of the Cloud 28+ community and HP WW Advisory Board.

Esclareça as suas dúvidas connosco

Fale com um membro da nossa equipa

Ligue-nos através dos números 707 50 51 52 e/ou 21 319 92 00, entre as 09:00 - 18:00 de Segunda a Sexta, para falar com um membro da nossa equipa comercial ou de suporte.