Projetos de Mudança e a necessidade de uma abordagem estruturada

Productivity as a ServiceA capacidade que uma organização tem de mudar, adaptando-se e enfrentado os desafios constantes do mercado, confere-lhe vantagem competitiva. Tratar a capacidade de mudar como um processo contínuo e geri-lo através de projetos, significa ser intencional e estruturado quanto à sua abordagem.

Gestão da mudança, o lado humano de uma transformação organizacional

Mudar significa transformar toda a organização, assegurar que uma equipa inteira abraça uma nova direção ou adota e aprende a usar um novo sistema ou processo. Não esquecendo que a mudança em toda a empresa acontece numa pessoa de cada vez. Os objetivos da organização só serão atingidos se os colaboradores forem envolvidos no processo de mudança, se forem inspirados para uma nova forma de estar e trabalhar.

O sucesso dos projetos de mudança depende em grande medida da abordagem seguida. Certamente que todos os projetos são diferentes e que as pessoas são únicas, contudo, décadas de investigação demostram que uma abordagem estruturada e standard permite alcançar melhores resultados. Uma metodologia estruturada orienta a transformação para uma cultura de mudança contínua.

Abordagem ADKAR

O Prosci ADKAR Model é um dos modelos de Gestão da Mudança mais adotado a nível mundial, que oferece uma abordagem estruturada e clara para a gestão da mudança, focando-se nos pilares fundamentais de um projeto de mudança - o Indivíduo e a Organização.

Esta abordagem, suportada em mais de 20 anos de pesquisa e propriedade intelectual, permite atingir o sucesso na gestão da mudança, independentemente da complexidade do sistema, processo ou cultura.

Os Gestores da Mudança certificados pela Prosci são treinados, de forma contínua, para a compreensão das dinâmicas da mudança e orientados para os resultados nos projetos de mudança. As suas decisões ao longo dos projetos são suportadas por estudos e ferramentas testadas em milhares de organizações.

Para a Claranet é importante ajudar os seus clientes e parceiros a aumentar as suas competências, e sempre com a missão - helping our customers do amazing things.

Adotar abordagem ADKAR, através de consultores certificados, permite aos nossos clientes e parceiros não só ter uma abordagem diferenciada em projetos de Gestão da Mudança, seguindo standards de excelência reconhecidos mundialmente, como também dotá-los de competências, transformando a sua cultura e preparando-os para os desafios do mercado.

As transformações culturais que os nossos clientes experienciam, proporcionam uma aceitação à mudança (menor resistência) e fomentam a inovação, promovendo a evolução contínua. Este novo paradigma cultural não só tem impacto na retenção de talentos, como também facilita a integração de novos colaboradores.