Changing the Change: a transformação digital e a mudança contínua

Numa altura em que a mudança é a nova constante e o paradigma das organizações se alterou por completo, a Gestão da Mudança tornou-se essencial para assegurar o sucesso de qualquer projeto.

Mudar, com as pessoas

O ser humano organiza-se, na sua natureza, através daquilo que faz… vezes e vezes sem conta. Somos seres de hábitos, os mesmos hábitos que nos auxiliam na superação dos desafios diários, que nos mantêm numa zona segura - a de conforto. Mas que impacto têm estes hábitos na transformação do workplace?

Hoje em dia, a transformação do nosso workplace é cada vez mais veloz e agressiva, nomeadamente devido às diferentes tecnologias a que temos acesso, experimentadas nas mesmas condições, mas por diferentes gerações e perfis de trabalho.

Segundo o World Economic Forum, a gestão da mudança é um requisito para os trabalhos do futuro; assim, a perceção de mudança não deve estar restrita a um desafio, projeto ou inovação, mas sim a uma cultura de evolução contínua suportada pelo conhecimento adaptativo, onde a mudança é presença… diária.

Este pressuposto leva-nos a questões importantes que definem a forma de estar Claranet e a visão de Change Management. O que é a Gestão da Mudança e qual a relevância nas organizações? O que muda com uma metodologia estruturada Prosci? E como construímos, desconstruindo?

Change Management relevante?

A Gartner reforça que, independentemente da indústria ou localização, a mudança é a nova constante, alterando assim o paradigma atual das organizações. Está presente em qualquer dimensão, seja pessoal ou de trabalho, e diz respeito a qualquer alteração no nosso comportamento habitual.

A gestão da mudança, segundo a Prosci (líder de mercado em estudos e produtos de Change Management), corresponde à disciplina que guia a forma como nos preparamos, dotamos de recursos e suportamos as pessoas, para que possam adotar a mudança de forma a alcançarmos os outcomes propostos e o sucesso desejado.

“Num passado presente”, as metodologias focavam-se no treino e em transmitir o conhecimento, mas ficava para trás o elemento central - as pessoas.

A diferença a partir de uma metodologia Prosci, na qual a Claranet é certificada, está no significado atribuído ao capital humano, na forma como anunciamos a “missão”, na forma como criamos necessidade e desejo de mudar, tudo isto suportado por uma estrutura bem desenhada, mas sempre adaptada às necessidades de cada desafio.

Segundo os dados da Prosci, quando as organizações entendem como as mudanças acontecem e as executam corretamente, aumentam em seis vezes a capacidade de o projeto ser bem-sucedido. Mas, como o fazemos?

Como construímos, desconstruindo?

Na Claranet entendemos que o foco são as pessoas, e que compreender as suas necessidades é um requisito para que as possamos solucionar. A Prosci, através do modelo ADKAR, possibilitou uma nova forma de estar e um entendimento daquelas que devem ser as prioridades num projeto de gestão da mudança.

diagram_03.png

Um modelo que nos auxilia na transformação cultural e transição para o conhecimento adaptativo através da resposta a perguntas básicas como “Why & How”; um modelo que nos permitiu entender e idealizar a transformação tecnológica como sendo a principal responsabilidade de áreas como Recursos Humanos e Marketing; um modelo que nos permitiu desenhar a gestão da mudança como um processo contínuo, distante de qualquer tecnologia, indiferente a períodos temporais.

Um conhecimento que nos permite entender as necessidades e objetivos para cada contexto e desafio, orientando à solução à medida. Simultaneamente, a relação potenciada pelas novas ferramentas digitais, a presença das plataformas IP Claranet e a transição para os projetos data-driven change, permitiu-nos desconstruir.

Desconstruímos a gestão da mudança e alterámos o foco para “Productivity-as-a-service”, um novo programa onde o compromisso está na eficiência e produtividade das pessoas, através da transformação das competências e da otimização do tempo; e uma nova forma de estar onde a transformação digital e a vantagem competitiva são consequências de uma transformação cultural e de uma mudança… contínuas.

Changing the change…

Written by Rafael Sardinha - Journey & Adoption Lead

Experience in promoting and envisioning digital business transformation through a people-oriented view. Certified by Prosci, Rafael has experience leading technological change management programs, building strong relationships and empowering People Creativity & Productivity with happiness in workplace.

Esclareça as suas dúvidas connosco

Fale com um membro da nossa equipa

Ligue-nos através dos números 707 50 51 52 e/ou 21 319 92 00, entre as 09:00 - 18:00 de Segunda a Sexta, para falar com um membro da nossa equipa comercial ou de suporte.