Cloud Computing, por uma cidade mais inteligente

As cidades querem garantir uma integração eficiente entre sistemas físicos, digitais e humanos, para oferecerem um ambiente sustentável, próspero e inclusivo aos seus cidadãos.

Num artigo sobre Cloud Computing e Smart Cities, Vasco Afonso, Head of Public Cloud da Claranet, sublinhou que uma cidade inteligente é o exemplo perfeito de um ecossistema em que a diversidade e a complexidade dos desafios e soluções requerem o envolvimento de parceiros com níveis de especialização e competências diferentes.

Na base de toda a inovação está um conjunto de soluções suportadas por tecnologias nucleares e avançadas - computação, bases de dados, data warehouses, analítica de big data, streaming de dados em tempo-real, Inteligência artificial (IA), machine learning e Internet-of-Things (IoT) – que permite materializar as ambições de qualquer centro urbano. A cloud integra e otimiza o uso de todas estas tecnologias, e permite recolher, partilhar e disseminar dados e informações de uma forma segura e eficiente, com maior escalabilidade, segurança e suporte à conformidade, Total Cost of Ownership (TCO) e agilidade".

Com soluções cloud, as cidades podem recorrer aos managed services para ajustarem as soluções às suas necessidades e limitações em termos de recursos. Mais flexível, este modelo é visto como a solução que mais rapidamente consegue promover a inovação, e responder ao acelerado ritmo de mudança das smart cities.

Artigo completo em ITInsight, Edição 20