Workplace Productivity: concretizar a transformação

É de conhecimento geral, os conceitos e benefícios da transformação da mobilidade nas empresas e pessoas. No entanto, para investirmos e concretizarmos a visão de Mobilidade, é fundamental criar prioridades de adoção e analisar em real time se estamos efetivamente a produzir aumento de performance.

Mobilidade – Caraterística fundamental do novo Workplace?
Disrupção e Agilidade serão talvez os dois adjetivos que melhor definem o mundo em que vivemos. Num Mundo composto por Millenials e Generation Z com padrões comportamentais de Shared Mentality e Everything As A Service que não se preocupam com a posse, mas sim com a utilização e estão dispostos a partilhar com outros que vivem numa GiG Economy que lhes permite trabalhar onde querem, quanto querem e para todo o mundo e que privilegiam a experiência profissional à estabilidade do emprego. Esta realidade leva a que a transformação Digital não se limite aos processos internos de negócio das empresas, mas se estenda ao contexto social que as rodeia. A mobilidade é algo que faz já parte do que somos e da forma como nos comportamos em termos pessoais e profissionais e que já não é apenas ter um dispositivo e um pacote de comunicações, mas sim ter a mesma experiência de utilização em qualquer lugar de forma simples e ágil.

Esta realidade leva a que as empresas e instituições se tenham de adaptar: ter estratégias no seu core que permitam aos seus colaboradores ter acesso e interagir com as ferramentas da empresa em qualquer lugar; criar desafios em termos de Apps para aceder aos sistemas; estratégias de segurança; analítica que permita agilidade na mudança e politicas de Bring Your Own Device (BYOD), que maximizem a experiência de trabalho e que permitam captar os melhores recursos.

Workplace productivity da Claranet – 3 Vetores de Sucesso
A existência de um ecossistema móvel traz obviamente muitos desafios de gestão e a avaliação cuidada de todas as soluções. Na Claranet para responder à disrupção e agilidade temos obviamente que estar muito próximos dos nossos clientes e fabricantes, para ser uma referência na resolução dos desafios de mobilidade. Na abordagem Workplace Productivity da Claranet para a Mobilidade definimos como principais vetores: Devices, Colaboração/Produtividade e Mobile Engagement, sempre sustentadas pelo modelo As A Service, tanto no suporte prestado como na forma de subscrição, entre outros.

Devices - O modelo as-a-service vai triunfar em todas as soluções.
Nos dias de hoje, há um aumento da expectativa na forma como os devices respondem em termos de produtividade e ajudam as pessoas a atingir os seus objetivos diários. As pessoas querem trabalhar em qualquer lado e sem comprometer a sua produtividade e vida pessoal. Na Claranet criámos recentemente uma solução pioneira de DaaS (Device as a Service), desenhada para as novas formas de trabalhar, com a melhor e mais segura experiência e produtividade, e que se enquadrada nos escritórios do futuro, como: espaços Co-Work, Huddle Spaces, Hot Desk etc. Dada a importância da gestão do ciclo de vida das soluções, é necessário que estas sejam robustas, sem barreiras físicas e com uma inovação constante. Recentemente adicionamos uma nova solução de gestão documental que permite a qualquer utilizador o uso da impressora mais próxima, sendo que o proprietário da mesma recebe um fee por cada impressão realizada.

Colaboração e Produtividade – A produtividade moderna traz felicidade?
No vetor de Colaboração e Produtividade, a missão passa pela necessidade de criar espaços virtuais de colaboração, com ferramentas que nos permitam ser mais produtivos no nosso dia-a-dia e aumentar a colaboração e a partilha de conhecimento. A base de colaboração está assente em 3 tipos de interações que podemos potenciar no colaborador como: individual, equipa/projetos e empresa. Seja, por soluções de messaging, intranet 2.0, rede social, ou de projetos, conseguimos melhorar e medir a experiência do colaborador promovendo, através das suites como Office 365 e G-Suite, a melhor experiência a cada colaborador com as respetivas análises e dicas de utilização, garantido a satisfação e produtividade dos colaboradores, no Workplace.
Somos já uma referencia nacional com vários casos de estudo, pela promoção e adoção destas soluções nos nossos clientes. Hoje, temos mais de 350.000 Utilizadores geridos com elevados níveis de adoção e incluindo uma componente essencial, a gestão da mudança.

Mobile Engagement - Conseguimos distinguir o que verdadeiramente interessa?
A constante presença e criação de dados no ecossistema de Workplace, deve ser aproveitada para melhorar a nossa capacidade de aprendizagem na criação de serviços móveis e mais populares entre as empresas, os serviços de Mobile Engagement. No mundo empresarial, estes estão associados a uma crescente mobilidade da população, evolução no “time to market” e eficiência das organizações. De facto, enquanto o mercado tradicional de PC’s se encontra relativamente estável em todo o Mundo, o número de smartphones continua a crescer fortemente.  Hoje, poder enviar informação contextualizada, com segurança, diretamente para dispositivos móveis dos utilizadores, permite às organizações colaborar de forma mais eficaz nas iterações com clientes e parceiros, reter talento, e tornarem-se mais competitivas.
Recentemente incluímos na abordagem Workplace Productivity da Claranet uma oferta de Mobile Engagement com Analytics para os nossos clientes das Autarquias e Administração Central que permite aos cidadãos obter informação contextualizada, em função daquilo que procuram, tendo em conta o momento e o local em que se encontram, resultando numa clara aproximação entre o serviço público e o cidadão, com uma desmaterialização de processos e maior eficácia dos serviços.

Conclusão
Somos uma organização que está presente nos desafios dos nossos clientes e lidera a concretização da visão de soluções para a modernização do Workplace. No processo de transformação, promovemos um programa de soluções para cada organização com o compromisso e estratégias de adoção, sem quebras de performance.  O nosso portefólio contém Managed Services para dar ao utilizador uma experiência de serviço total e outros serviços também orientados a apoiar esta transformação.

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