Políticas da Claranet

Sistema de Gestão Integrado

Declaração de Compromisso

A Administração da Claranet compromete-se a promover as ações necessárias para a conceção, implementação, manutenção e melhoria do Sistema de Gestão Integrado, tomando as decisões e afetando os recursos necessários e adequados ao cumprimento dos processos definidos.

O Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Claranet assenta nos seguintes princípios:

  • Satisfação das expectativas e requisitos dos Clientes Claranet;
  • Liderança e compromisso da Administração, incentivando a colaboração e envolvimento de todos os colaboradores;
  • Gestão da atividade organizacional como um processo, garantindo a afetação dos recursos e meios necessários à sua eficácia;
  • Cumprimento de todos os requisitos legais, regulamentares e outros associados à atividade da Claranet;
  • Relação aberta e atuação responsável com as partes interessadas;
  • Responsabilidade na utilização dos recursos naturais e permanente sensibilização dos Colaboradores da Claranet motivando-os a refletirem, na sua atuação diária, o respeito pelo meio ambiente e prevenção da poluição;
  • Fornecimento de serviços de qualidade num ambiente adequado, integrados e alinhados com o negócio e requisitos dos Clientes;
  • Cultura de Qualidade, Segurança da Informação e respeito pelo meio Ambiente e Gestão de Serviços, direcionada para a melhoria contínua.

Dados gerais Claranet

  • Fundada em 1996
  • 430M€ de facturação anual
  • Mais de 6.500 Clientes empresariais
  • Operações em 10 países
  • 2.500 colaboradores em 24 escritórios
  • 45 Datacenters, 3 em Portugal
  • Reconhecida em diversos Quadrantes Mágicos da Gartner desde 2013
Visão e Estratégia

A Claranet acredita que:

  • As tecnologias de informação terão um papel cada vez mais importante no mundo empresarial;
  • A panóplia e diversidade das tecnologias tornará cada vez mais difícil, às empresas, a gestão in-house destes recursos.

O nosso objetivo é suportar as necessidades crescentes dos nossos clientes, através de equipas experientes, que utilizam as tecnologias e os processos mais adequados.

Política de Qualidade

A Qualidade na Claranet assenta nos seguintes compromissos:

  • Inovar nos produtos e serviços apresentados, tendo em vista uma oferta diferenciadora e de qualidade, que vá de encontro aos requisitos do cliente, legais, regulamentares e outros associados à atividade da Claranet;
  • Reforçar o crescimento da organização no mercado, nas áreas estratégicas de hosting, networks e managed services;
  • Desenvolver uma política de gestão de clientes, que promova uma melhor relação entre os clientes e a Claranet;
  • Assegurar uma elevada competência de todos os colaboradores e um clima que favoreça o seu empenho, o seu desenvolvimento técnico e uma prestação de excelência na relação com o cliente;
  • Promover uma gestão por objetivos e monitorizar continuamente os indicadores de desempenho, de forma a rever e a reagir atempadamente aos resultados obtidos, assegurando a melhoria contínua da eficácia do SGI;
  • Garantir o respeito pelo meio ambiente promovendo políticas responsáveis que permitam o desenvolvimento da empresa com o mínimo impacto ambiental e prevenindo a poluição do meio ambiente.

A Política de Qualidade pode ser consultada no link abaixo:

Mais acerca da Política de Qualidade

Política de Segurança da Informação

A Política de Segurança da Informação para a Claranet constitui uma base comum a todos os departamentos que possibilita a adoção de padrões de segurança organizacional, de práticas eficazes na gestão de segurança da informação e forneça confiança nos intercâmbios inter-organizacionais que envolvam a Claranet.

A Política de Segurança da Informação pretende aplicar ao Sistema de Gestão Integrado a norma internacional NP ISO/IEC 27001:2013, as normas comunitárias e a legislação e recomendações nacionais específicas em matéria de segurança da informação.

A Política de Segurança da Informação está estruturada de acordo com os seguintes elementos:

  • Audiência;
  • Valor da informação;
  • Importância da Segurança da Informação;
  • Modelo de Segurança da Informação;
  • Responsabilidade na Segurança da Informação;
  • Manutenção e comunicação das políticas de segurança.

A Política de Segurança da Informação pode ser consultada no link abaixo:

Mais acerca da Política de Segurança da Informação

Política Ambiental

Porque acreditamos que o sucesso no negócio inclui também ser ético e ter uma abordagem responsável em relação ao ambiente, à comunidade e aos nossos colaboradores, assumimos os seguintes princípios:

  • Prevenção da poluição, integrando a gestão ambiental na gestão global da Claranet e utilizando de forma racional os recursos;
  • Cumprimento da legislação ambiental aplicável;
  • Melhoria contínua, avaliando continuamente o nosso desempenho ambiental;
  • Sensibilização dos colaboradores e comunicação às partes interessadas e ao público em geral da nossa política ambiental.

A Política Ambiental pode ser consultada no link abaixo:

Mais acerca da Política Ambiental

Política de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação

A Política de Gestão de Serviços de Tecnologia de Informação da Claranet assenta nos seguintes compromissos:

  • Assegurar a confiança e satisfação dos Clientes, cumprindo os requisitos acordados, incluindo requisitos de serviço, SLA, requisitos estatuários e regulamentares e obrigações contratuais;
  • Promover a adoção de processos que garantam o fornecimento de serviços de qualidade num ambiente adequado, integrados e alinhados com o negócio e requisitos dos Clientes;
  • Adotar as melhores práticas de gestão de serviços de Tecnologias de Informação, assegurando uma resposta eficaz à evolução do mercado e da tecnologia;
  • Gerir os recursos disponíveis, atuando de forma preventiva na resolução de potenciais problemas;
  • Assegurar uma elevada competência de todos os colaboradores e um clima que favoreça o seu empenho, o seu desenvolvimento técnico e uma prestação de excelência na relação com o Cliente;
  • Divulgar, de forma regular e transparente, os resultados alcançados, monitorizando continuamente os indicadores de desempenho, de forma a rever e a reagir atempadamente aos resultados obtidos, assegurando a melhoria contínua da eficácia e eficiência do SGI, processos e serviços prestados aos Clientes.

A Política de Gestão de Serviços de Tecnologia de Informação pode ser consultada no link abaixo:

Mais acerca da Política de Gestão de Serviços de Tecnologia de Informação