Vasco Afonso destaca soluções XaaS criadas em Portugal como exemplos de sucesso global

A globalização das TI e a crescente capacidade das empresas portuguesas de tecnologia desenvolverem soluções de everything as a service (XaaS) sobre a Cloud deram origem a serviços e plataformas de sucesso, criados de raiz em Portugal e disponibilizados a nível global.

Claranet Cloud Services

Este foi um dos temas destacados por Vasco Afonso, Head of Public Cloud da Claranet em Portugal, durante a participação no Fórum Cloud XaaS, organizado pelas revistas IT Channel e IT Insight, e que reuniu cerca de uma dezena dos principais players do mercado nacional neste setor.

Vasco Afonso falou dos exemplos da Farfetch e da Feedzai, como plataformas de sucesso portuguesas criadas sobre a Cloud, que permitiram conquistar o mercado internacional, mas destacou sobretudo o trabalho que a Claranet está a fazer neste domínio. Entre os serviços desenvolvidos em Portugal e usados “lá fora”, o Portal dos serviços de Cloud” da Claranet é um destes casos de sucesso.

Do mercado XaaS à segurança

Num fórum que debateu questões como a evolução do mercado XaaS e os serviços mais procurados sobre a Cloud, o efeito da pandemia e as infraestruturas como um serviço, a questão da segurança mereceu também destaque.

O representante da Claranet considerou a segurança como “tema central” num processo de migração para a Cloud, alertando para a necessidade dos serviços adotados terem em consideração esta realidade.

As empresas estão a migrar para a Cloud o mais XaaS possível, o que é um benefício, mas é importante entender se estão a fazer tudo o que é necessário.”

Para Vasco Afonso, é neste contexto que empresas como a Claranet fazem a diferença, ao partir de uma plataforma Cloud já existente, independentemente do provider escolhido, e desenvolver as soluções mais adequadas e seguras para cada empresa.

Todas as ideias deste Fórum estarão disponíveis na edição 26 da IT Insight (julho de 2020)

Esclareça as suas dúvidas connosco

Fale com um membro da nossa equipa

Ligue-nos através dos números 707 50 51 52 para falar com um membro da nossa equipa comercial ou de suporte.