Claranet é a nova provedora de serviços de TI da PRIO Energy

A empresa de tecnologia vai criar, migrar e gerir ambiente de infraestrutura como serviço (IaaS) em cloud Microsoft Azure.

A Claranet Portugal, empresa fornecedora de soluções cloud, segurança, workplace e tecnologia, em modelo "as-a-service", anuncia uma nova parceria com a PRIO Energy. A empresa de tecnologia tem à frente a tarefa de suportar a criação, migração e gestão de um ambiente de infraestrutura como serviço (IaaS) em cloud Microsoft Azure.

A parceria representa uma importante expansão no portfólio do Grupo Claranet, que conta atualmente com 6.500 clientes empresariais, para os quais a companhia de TI desenha, implementa e sustenta aplicações de negócio, dados e websites em hybrid cloud, em regime 24x7.

O objetivo do projeto, além de criar e migrar a infraestrutura de outro fornecedor para a cloud da Microsoft Azure, é também transformar e otimizar a arquitetura, por forma a utilizar o máximo possível de soluções “as a service” (PaaS e SaaS), e gerir a aplicação de melhorias contínuas (DevSecOps, FinOps) com o intuito de sempre manter a infraestrutura up to date.

Vasco Afonso, Head of Public Cloud responsável pela conta na Claranet, comenta que:

Estamos muito orgulhosos desta parceira com a Prio Energy. Este é um projeto absolutamente estratégico para a Prio na medida em que a migração para a Cloud Azure permite melhorar os níveis de segurança, robustez e performance das suas aplicações de negócio, ao mesmo tempo que beneficia de uma redução de custos devido à utilização de serviços PaaS escaláveis de acordo com as necessidades do negócio em cada momento.”

Com a finalização do projeto, que deve durar 3 meses, a Claranet ainda vai organizar um workshop para a apresentação da solução e demonstração de como operar e manter a solução.

A Claranet é reconhecida mundialmente como a maior fornecedora independente de serviços geridos nas áreas de hosting, cloud, redes, segurança e workplace. A empresa, que teve uma faturação global recorde de €354.98 milhões no ano fiscal de 2018 (o que representa um crescimento de 49% em relação à receita de 2017), foi fundada em 1996 no Reino Unido e tem como missão global construir uma relação de confiança duradoura com cada um dos seus clientes, ajudando-os a focar os seus recursos na inovação e criação de valor para o seu negócio.