Claranet advoga Cloud Strategy à medida de cada cliente

A Claranet, representada pelo Cloud Sales Specialist Pedro Teixeira, esteve presente na mesa redonda promovida pela IT Channel para debate do estado atual do mercado de cloud híbrida.

Pedro Teixeira, Cloud Sales Specialist Claranet

Partindo da premissa que, após um movimento generalizado de migração de workloads para a cloud pública, se verifica hoje um regresso de muitas organizações a soluções de cloud privada ou cloud híbrida, o objetivo da iniciativa era analisar estas movimentações e perceber se, de facto, se trata do que a IDC apelidou de “cloud repatriation”.

O especialista da Claranet explicou que, efetivamente, se regista o regresso de algumas organizações a soluções de cloud privada ou híbrida, mas são situações específicas que se justificam “por uma questão de performance, de controlo ou pela poupança”.

À medida que a tecnologia amadurece, é expectável esta mudança de comportamento das organizações, assim como o surgimento de novas preocupações, como a cibersegurança.

É necessário ver qual a cloud que mais se adequa a cada cliente. Há clientes que utilizam três clouds e são felizes. Há clientes que escolhem estes cenários de multicloud por disponibilidade”.

In IT Channel n.º62, Novembro 2019