Claranet abre Centro de Excelência e Academia de Formação Cloud em Portugal

O Centro de Excelência Azure/AWS/Google e a Academia de Formação visam não só atrair o melhor talento em áreas inovadoras de engenharia, mas também contribuir para uma melhor adequação dos técnicos em Portugal para os empregos do futuro.

A Claranet, empresa fornecedora de soluções de cloud, hosting, redes, segurança e workplace em modelo “as a service”, vai abrir um Centro de Excelência, em Portugal (Lisboa e Porto) e Brasil (São Paulo), focado em competências de Cloud Azure, AWS e Google.

CCE_Claranet.png

A abertura deste Centro de Excelência visa reforçar o posicionamento da empresa no mercado nacional e da América Latina, numa área estratégica, a da prestação de serviços de Cloud. Neste Centro de Excelência, a Claranet tem já cerca de 25 colaboradores e pretende reforçar a sua equipa, recrutando o melhor talento possível com experiência em Cloud e dando formação especializada a engenheiros, arquitectos, administradores de sistemas ou programadores, que necessitem ganhar competências em Cloud. Regista-se um défice de recursos humanos especializados nesta área, existindo excesso de procura face a oferta, em Portugal em particular devido ao empreendedorismo tecnológico e à atracção do país por parte de centros de operações de multi-nacionais e na Europa em geral. Serão recrutados até 50 colaboradores, para reforço da equipa existente, com o objectivo de atingir os 100 colaboradores especializados em Cloud no espaço de 3 anos, neste Centro de Competências. A Claranet procura assim reforçar as suas equipas e competências, para responder às necessidades dos seus clientes.

A Claranet é o maior fornecedor de serviços Hybrid (Cloud Pública e Privada) em Portugal e um dos maiores da Europa, e é um dos principais parceiros da Azure, da AWS e da Google, na Europa e Brasil.

Para além deste Centro de Excelência, a Claranet lançará também, no nosso país, uma Academia de Formação com o nome de “Claranet University” que visa o desenvolvimento de competências IT para profissionais em inicio de carreira ou em fase de transição. O objectivo desta iniciativa é não só garantir um fluxo de técnicos qualificados para integrar o Centro de Excelência, mas também contribuir para uma maior disponibilidade destes no mercado em Portugal. A Claranet procura assim apostar em programas de formação ajustados às reais necessidades do mercado assim como nas profissões do futuro (Cloud Experts Engineers, Security Experts, DevOps, Data Scientists, …).
Esta iniciativa pretende dotar os formandos em competências tecnológicas de especial interesse para o mercado de trabalho, assim como partilhar práticas, metodologias e case-studies reconhecidos internacionalmente.
A primeira edição da Claranet University será focada no desenvolvimento de competências Cloud, área onde a Claranet se destaca no mercado, sendo reconhecida pela Gartner como sendo uma das empresas lideres no Quadrante Mágico de Managed Hybrid Cloud Hosting.

Para António Miguel Ferreira, Managing Director da Claranet:

“Em 2015 estabelecemos um Centro de Competências em Portugal – na área de sistemas de informação internos – para o grupo Claranet, com cerca de 20 colaboradores. Foi um projecto com sucesso e que nos deu motivação adicional, para nos lançarmos neste desafio de agora criar um Centro de Excelência, virado para o mercado nacional e Brasileiro, numa área particularmente dinâmica do mercado de TI, que é a Cloud. Queremos reforçar o nosso papel enquanto principal fornecedor de serviços Cloud em Portugal, mas também contribuir para uma percepção de Portugal enquanto país inovador e tecnológico, focado no futuro”.

Para mais informações sobre o Centro de Excelência Cloud